Entrada > Notícias > 39 Anos de Politécnico do Porto
Publicado em: 28 Fevereiro 2024

39 Anos de Politécnico do Porto

O Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) recebeu, uma vez mais, a sessão solene comemorativa do aniversário do Politécnico do Porto. Num mundo em constante mudança, com renovadas ameaças coletivas, afirmamo-nos como um esteio de excelência formativa, artística e científica, perspetivando o nosso crescimento em torno de um conjunto de eixos estratégicos nucleares

Decorreu ontem, dia 26 de fevereiro, a partir das 15h, no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a sessão solene comemorativa do 39.º aniversário do Politécnico do Porto. Como sempre, e graças a um esforço comum transversal a todas as nossas pessoas e áreas de atuação, temos muitas razões para celebrar.

A cerimónia começou com um momento musical protagonizado pelo ESMAE Jazz Ensemble, que interpretou obras de Bernardo Sassetti, Carlos Azevedo e Sam Rivers, e continuou imediatamente a seguir com a projeção de um vídeo que compila o último ano à luz do Plano Estratégico 2022-2026, aprovado no passado mês de novembro.

A primeira intervenção da tarde coube ao Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, que depois de contextualizar o momento global tenso em que vivemos, reforçou a importância da aprovação, na Assembleia da República, da lei que permite aos politécnicos a outorga do grau de doutor. "Numa instituição de ensino superior que ocupa um lugar cimento do ponto de vista formativo, a oferta de programas doutorais em contextos profissionais, alicerçados em Unidades de Investigação & Desenvolvimento com índices elevados de produção científico-tecnológica, constituirá mais um relevante marco na nossa história, aprofundando a nossa missão", defendeu Paulo Pereira.

E acrescentou: "Queremos um Politécnico do Porto que reforce a sua génese agregadora, que valorize o conhecimento vivo e atual, que respeite o seu percurso centenário e contemporâneo, com ambição e determinação assentes num posicionamento orientado para a transformação e para a intervenção na sociedade, numa atitude de contínua renovação e com a motivação das nossas pessoas e dos nossos parceiros."

Ao longo da tarde tomaram ainda da palavra, por ordem da respetiva intervenção: Rodrigo Portela, Presidente da Associação dos Estudantes do ISEP, em representação de todos os estudantes do Politécnico do Porto; Maria José Fernandes, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP); Fernando de Oliveira Silva, Diretor Geral do Tribunal de Contas, na qualidade de convidado de honra; Isabel Pires de Lima, Vice-Presidente do Conselho Geral do Politécnico do Porto; e Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior.

A primeira entrega de prémios da sessão foi a de Reconhecimento do Mérito Académico, aos estudantes com melhor classificação final nos cursos TeSP, licenciatura e mestrado das oito Escolas do Politécnico do Porto. Antonieta Santos, da Caixa Geral de Depósitos, acompanhou o momento com a entrega dos 22 cheques aos galardoados.

Seguiram-se os premiados do programa de Inovação Pedagógica Pratica+, que distinguiu os docentes que se destacaram pelas boas práticas pedagógicas, de igualdade, acesso de oportunidades e interculturalidade no ano letivo 2022-23. O primeiro lugar foi atribuído a Davide Carneiro, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

A entrega de prémios seguinte foi para os 22 trabalhadores que cumpriram duas décadas de serviço e dedicação e para os 16 aposentados dos anos 2022 e 2023.

No enquadramento do Programa de apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade (PAPRE), a última entrega de prémios foi a de reconhecimento de excelência científica, entregando-se certificados de mérito aos autores que tenham indicado filiação ao Politécnico do Porto em artigos publicados, em 2023, em revistas científicas de topo.

Desenvolver o Politécnico do Porto para que se atinjam níveis ainda mais elevados de prestígio e reconhecimento só é possível com as nossas pessoas, a nossa comunidade e toda a sociedade. Obrigado a todas e a todos.

Parabéns, Politécnico do Porto!