Entrada > Notícias > P.PORTO submete seis doutoramentos para acreditação
Publicado em: 03 Abril 2024

P.PORTO submete seis doutoramentos para acreditação

O Politécnico do Porto conta já com seis cursos de doutoramento submetidos a acreditação junto da A3ES. Aos primeiros doutoramentos de perfil politécnico submetidos em Portugal nas áreas de Engenharia, em novembro passado, juntam-se agora programas doutorais nas áreas da Saúde e dos Estudos Interculturais para Negócios

Enquadrado pela estratégia de desenvolvimento institucional e o modelo de gestão definidos para o quadriénio 2022-2026, o Politécnico do Porto é uma instituição que, de forma clara, coerente e determinada, definiu a sua visão e as metas que ambiciona alcançar no que é o seu Plano Estratégico – outorgar doutoramentos aplicados no âmbito do seu core formativo e constituir-se como Universidade Politécnica.

Desde a aprovação da recente Lei de Valorização do Ensino Politécnico (Lei n.º 16/2023), é muito evidente que o P.PORTO tem como uma das suas prioridades criar cursos de doutoramento próprios, nas várias áreas dos seus clusters formativos.

Desta forma, em novembro de 2023, submeteu as três primeiras propostas de ciclos de estudos de doutoramento – concretização conseguida através do seu Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) –, nomeadamente os doutoramentos em: Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes, Engenharia e Gestão de Recursos Naturais e Bioprodutos, Eletrotécnica e Sistemas Computacionais.

Agora, em março de 2024, fruto da estratégia de gestão desenvolvida e em estreita articulação entre a Presidência do P.PORTO, os Presidentes das Escolas e as Unidades de I&D da Instituição, foram submetidas mais três propostas de doutoramento, alargando este desafio, além do ISEP, ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e à Escola Superior de Saúde (ESS), especificamente com os doutoramentos em: Engenharia Mecânica e Produção Sustentável, Estudos Interculturais para a Inovação, Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.

Estas seis propostas de doutoramento – submetidas pelo Politécnico do Porto enquanto única instituição tituladora do grau – são ilustrativas da sua qualidade formativa, mas também da sua excelência investigativa. A natureza aplicada destas propostas poderá ser avaliada, entre outras formas, desde logo, pelo desenho curricular, pela natureza das unidades curriculares propostas e pela panóplia de protocolos, cartas de intenção e acordos estabelecidos para fins de investigação aplicada e inovadora, reveladores de potencial investigativo e de internacionalização. A título de exemplo, refira-se que foram firmados cerca de uma centena de protocolos e cartas de intenção com as mais variadas entidades empresariais e sociais, bem como mais de 40 protocolos e cartas de intenção com IES e Unidades de I&D estrangeiras, especificamente no contexto destas propostas de doutoramento.

A dinâmica de cada Escola, a coesão interna existente e o modelo de governo participado e descentralizado permitiram colocar a Instituição na vanguarda no que à outorga destes cursos de 3.º ciclo diz respeito.

Os doutoramentos são fundamentais para o desenvolvimento das Instituições do Ensino Superior, nomeadamente para o incremento da atividade investigativa. É no âmbito dos programas doutorais que as Instituições do Ensino Superior desenvolvem uma parte significativa da sua investigação. Como é do conhecimento da Comunidade, embora a legislação não permitisse às Instituições Politécnicas a outorga do grau de doutor, o Politécnico do Porto, por via de protocolos com universidades nacionais e estrangeiras, é já parceiro em cinco programas doutorais.

A reconhecida experiência do P.PORTO neste tipo de formação é também, para além daquelas parcerias estratégicas que vem estabelecendo desde 2014, devida à orientação de projetos de doutoramento de estudantes inscritos em outros planos doutorais de universidades nacionais e estrangeiras que desenvolvem, na sua maioria, os seus projetos integralmente nas instalações e Unidades de I&D da Instituição. Anualmente, em média, mais de 300 estudantes são (co)orientados por docentes do Politécnico do Porto, dos quais cerca de 200 realizam o projeto de investigação no âmbito dos seus doutoramentos em parceria ou nas suas unidades de I&D.

Uma outra evidência da capacidade instalada de investigação aplicada ao nível avançado e o desenvolvimento, com sucesso, de projetos doutorais de alta qualidade é a captação de bolsas de doutoramento em diferentes áreas do conhecimento que o Politécnico tem registado nos últimos anos. Em 2023, foram abertos oito concursos para a atribuição de bolsas de doutoramento a projetos de investigação inovadores e promotores de desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias, à luz do protocolo de cooperação celebrado entre o Politécnico do Porto, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a ATHENA European University.

O P.PORTO está, assim, a preparar-se para se constituir como Universidade Politécnica, imediatamente após a definição dos critérios no âmbito do RJIES.