Entrada > Notícias > P.PORTO desenvolve programa de voluntariado em Felgueiras
Publicado em: 23 Julho 2019

P.PORTO desenvolve programa de voluntariado em Felgueiras

O Programa QUALidade junta estudantes do Politécnico do Porto à população sénior do município de Felgueiras, numa semana cheia de atividades

Durante uma semana, estudantes do Politécnico do Porto das áreas científicas de animação cultural, educação social, saúde, informática, desporto, comunicação, hotelaria e música voluntariam-se a acompanhar seniores do município de Felgueiras em visitas e atividades tendo em vista a promoção de relações interpessoais, de desenvolvimento socio-emocional e da atividade física, a participação e cidadania, a valorização da cultura e património locais e a recreação e lazer.

De 22 a 27 de julho, a primeira edição do programa QUALidade decorre no concelho de Felgueiras, com o objetivo de proporcionar uma semana diferente aos intervenientes, uma semana de partilha recíproca de experiências, de saberes e tradições, promovendo a solidariedade intergeracional ao mesmo tempo que combate o isolamento e o abandono da população sénior mais vulnerável na concelhia de Felgueiras.

Rosa Maria Rocha, Pró-Presidente para a Responsabilidade Social e promotora desta iniciativa, sublinha que para a atual gestão o voluntariado é uma atividade crucial e que esta aposta institucional concretiza-se numa série de programas destinados a estudantes, mas também a docentes e não docentes. “O programa de voluntariado QUALidade, uma parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras, procura demonstrar aos cidadãos(ãs) menos jovens que não há idade para viver e conviver e que, mesmo sozinhos(as), sem retaguarda familiar, podem e devem relacionar-se com os vizinhos(as), ajudarem-se mutuamente, pois assim serão mais felizes e terão um envelhecimento mais saudável e com mais qualidade de vida.”

O programa QUALidade enquadra-se numa política de Responsabilidade Social, política de ação cada vez mais premente no Ensino Superior, a quem são exigidas uma participação ativa na agenda local, nacional e internacional de desenvolvimento sustentável.

Porque não há idade para viver com Qualidade!