Entrada > Notícias > Maior investimento de sempre em residências do P.PORTO
Publicado em: 20 Novembro 2023

Maior investimento de sempre em residências do P.PORTO

Alargamento da Rede Interna de Alojamento do P.PORTO arrancou na Rua de Coelho Neto com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira. O plano de investimento ascende, no global, aos 15 milhões de euros

Na sexta-feira, 22 de setembro, dia em que o governo anunciou novos apoios ao alojamento para os estudantes do Ensino Superior, o P.PORTO arrancou com a concretização do seu plano de investimento dedicado à melhoria das condições de alojamento, no valor de 15 milhões de euros, que prevê mais quatro residências, num total de mais 420 camas. Num ato testemunhado pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, o Politécnico do Porto assinou contrato com a empresa que irá transformar um edifício na Rua de Coelho Neto, no centro do Porto, numa residência moderna e com todas as comodidades.

A futura residência terá cinco estúdios com kitchenette, para um total de dez estudantes, um espaço coletivo de convívio e estudo, bem como uma cozinha e espaço exterior de lazer e bem-estar, neste que é um projeto de arquitetura da responsabilidade da arquiteta Paula Santos, que integra preocupações de eficiência energética, hídrica, materiais sustentáveis (economia circular), sendo uma das primeiras residências públicas objeto de certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design.

Como referiu Paulo Pereira, Presidente do P.PORTO, com a consignação desta obra o Politécnico do Porto inicia "um plano de investimento até 2026, dedicando especial atenção à melhoria das condições de estudo e bem-estar dos estudantes", sendo a meta a duplicação do número de camas até 2026. "Uma das prioridades neste plano é o aumento da capacidade de alojamento, através da construção de quatro novas residências para estudantes", sustentou Paulo Pereira, especificando que o investimento passa pela "construção de duas novas residências no Porto, com mais 200 camas, uma no polo de Vila do Conde, um acréscimo de 180 camas, e uma nova residência em Felgueiras, com um total de 40 camas".

O investimento de 15 milhões de euros surge no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), com financiamento do PRR de 13,2 milhões de euros, ficando cerca de dois milhões de euros a cargo do P.PORTO. "Este é o maior investimento que o P.PORTO faz", sublinhou Paulo Pereira, mas a ambição do P.PORTO não se fica por aqui porque. segundo anunciou o Presidente do Politécnico do Porto, a instituição "encontra-se a realizar um estudo para que o plano de investimento em residências para estudantes seja ampliado e possa abranger, até 2030, mais três residências, com um acréscimo previsto de mais 400 camas".

A efetivar este plano global, o P.PORTO , no período de 2024 a 2023, terá um acréscimo de 800 camas para os seus estudantes, num investimento total de 30 milhões de euros.

O Secretário de Estado Pedro Nuno Teixeira congratulou-se com o passo dado pelo P.PORTO, sublinhando o momento que o Ensino Superior vive, destacando os novos apoios que o governo anunciou no sentido de apoiar os estudantes nos custos com o alojamento. "Quero sublinhar a importância deste investimento e felicitar o Politécnico do Porto por fazê-lo", afirmou o governante, que relevou ainda o papel da Agência Nacional ERASMUS +, que esteve representada pela diretora Cristina Perdigão.