Entrada > Notícias > H2020: Infodays sobre Transformação Digital
Publicado em: 14 Outubro 2019

H2020: Infodays sobre Transformação Digital

Este evento decorreu na ESS, escola de Saúde do Politécnico do Porto, com o objetivo de dar a conhecer os últimos concursos do H2020 que darão apoio à transformação digital

Face ao avanço do conhecimento científico em Portugal é possível explorar novas oportunidades, particularmente no que se refere à transferência do conhecimento, ao empreendedorismo, à inovação e à investigação aplicada, no sentido de intensificar o impacto da I&D na economia nacional.

Em consonância com uma política estratégica em que a investigação adquire uma importância central, o P.PORTO tem tido um desempenho relevante no progresso sustentado que orienta os 24 centros e grupos de investigação na consolidação da excelência científica e tecnológica.

Com o aproximar do fim do Horizonte 2020 (H2020) e a publicação da proposta do próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação, Horizonte Europa (2021-2027), previsto com uma dotação orçamental global de cerca de 100 mil milhões de euros, o Politécnico do Porto recebeu, dia 27 de junho, o H2020: Infoday Digital Transformation.

Promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI) — conjuntamente com o Politécnico do Porto, o TICE.PT e o ISCTE-IUL —, a sessão de apresentação sobre os tópicos do Programa H2020 relacionados com a Transformação Digital decorreram dia 27 de junho, na Escola Superior de Saúde (ESS), e dia 28 no ISCTE-IUL, em Lisboa. A sessão contou com a presença de Lars Pedersen da DG CONNECT, European Commission, que fez uma apresentação sobre os últimos concursos do H2020 que darão apoio à transformação digital.

A agenda do evento no Politécnico do Porto contemplou na parte da manhã uma tertúlia designada Eyes on Horizon Europe: How to look at opportunities in crossover areas such as Space and ICT, realizada nas instalações do Centro de Investigação CISTER.

Estas sessões de informação tiveram o propósito de detalhar os tópicos de candidaturas possíveis de realizar até ao término do programa H2020, promovendo a participação nacional no programa de investigação europeu, sobretudo na área do ICT (Information and Communications Technology).

Em paralelo, decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) o ERC Days@Porto, uma sessão de preparação de propostas ao programa do European Research Council, financiado no âmbito do H2020.

Recordamos que o P.PORTO financia a participação dos centros e unidades de investigação em reuniões internacionais de brokerage de projetos internacionais, através de um programa de apoio a participação em propostas de projetos europeus de I&D, apoiando também a elaboração de candidaturas.

Para Luís Miguel Pinho, Pró-Presidente do Politécnico do Porto, “a participação dos investigadores do P.PORTO em propostas de projetos europeus é fundamental para garantir a internacionalização e a sustentabilidade das atividades de investigação do Politécnico do Porto”.