CISTER

Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo Real

O CISTER é uma Unidade de Investigação de topo, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e sediada no Instituto Superior de Engenharia do Porto, a Escola de Engenharia do P.PORTO. A unidade de investigação centra a sua atividade na análise, projeto e implementação de sistemas informáticos integrados no ambiente físico com requisites temporais.

Algumas áreas de atuação são: redes e protocolos de comunicação em tempo-real; redes de sensores sem fio; paradigmas e linguagens de programação de tempo-real; sistemas operativos de tempo-real; computação cooperativa e qualidade do serviço; programação e análise de escalonabilidade; sistemas multiprocessadores e multicore; gestão de energia; sistemas ciberfísicos.

Eduardo Tovar