Entrada > Notícias > FAES – P.PORTO apoia mais quatro estudantes
Publicado em: 23 Abril 2019

FAES – P.PORTO apoia mais quatro estudantes

O Fundo de Apoio e Emergência Social (FAES) do Politécnico do Porto é uma iniciativa de apoio aos estudantes e de combate ao abandono escolar

Hoje, dia 18 de abril, foram assinados os últimos acordos de colaboração para este ano letivo entre estudantes beneficiários do Fundo de Apoio e Emergência Social (FAES-P.PORTO) e o Politécnico do Porto.

Na cerimónia estiveram presentes João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, Rosa Maria Rocha, Pró-Presidente com funções na área da Responsabilidade Social e presidente do Conselho de Acompanhamento do FAES-P.PORTO, e outros membros da equipa da gestão. Felicitados pelos presentes, os quatro estudantes beneficiários deverão agora apresentar-se nas respetivas presidências das escolas para tomarem conhecimento das tarefas de colaboração que lhes vão ser atribuídas.

Um dos contemplados, estudante do curso de Engenharia Biomédica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), escola de engenharia do Politécnico do Porto, tomou conhecimento deste fundo através de um email e não hesitou em concorrer. “O apoio é muito útil para pagamento das propinas, transportes, alimentação bibliografia, e outro apoio à atividade académica, e é sobretudo fundamental para me concentrar na minha grande prioridade, que é a conclusão do curso” – declarou o estudante, que destaca esta iniciativa pioneira como de extrema importância.

"Foram vários os apoios concedidos, sendo hoje realizada a quarta e última sessão deste ano letivo" - declara Rosa Maria Rocha, salientando que, embora este tivesse sido o "ano experimental" de atribuição destas bolsas, existiu uma ampla procura de estudantes de quase todas as escolas do universo P.PORTO. A Pró-Presidente refere ainda que este apoio é concedido não apenas a estudantes nacionais mas também de países terceiros com os quais Portugal tenha acordos de reciprocidade de direitos.

Recordamos que o FAES representa um fundo complementar à ação social escolar, constituído por donativos de mecenas singulares ou coletivos, permitindo ao P.PORTO implementar uma estratégia de apoio a estudantes que, não obstante a existência de carências económicas, não têm acesso à ação social do Estado.

Este projeto insere-se num programa mais vasto de ações no âmbito da Responsabilidade Social do P.PORTO, tendo em vista contribuir, de forma decisiva, para uma formação integral de todos e de cada um dos seus estudantes.