Entrada > Notícias > ESS recebe prémio internacional
Publicado em: 25 Novembro 2019

ESS recebe prémio internacional

Investigadores do Centro de Investigação em Reabilitação (CIR) da ESS, escola de Saúde do P.PORTO, receberam o prémio durante a Feira Internacional de Havana

A Prevent Sprain Technology, uma meia que conjuga os princípios anatómicos e biomecânicos das ligaduras funcionais e dos suportes de tornozelo, criada por investigadores do Centro de Investigação em Reabilitação (CIR), ganhou o prémio internacional na 37.ª edição da FIHAV - Feira internacional de Havana em Cuba.

Alexandre Lopes e Diogo Silva, docentes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto e Investigadores do CIR, em parceria com a empresa CM Socks - Peúgas Carlos Maia, viram o seu trabalho premiado com a Medalla de Oro.

Este produto inovador foi pensado e desenhado para a prevenção da entorse do tornozelo (a lesão desportiva mais frequente), através da combinação de ortóteses rígidas e semirrígidas, ao mesmo tempo que potencia a performance, com a inclusão de uma região antiderrapante que evita o deslizamento dentro do calçado.

A Prevent Sprain Technology permite uma orientação específica das bandas de tensão que contrariam o mecanismo da lesão, favorecendo uma posição neutra articular. As diferentes pressões e elasticidades do produto estimulam recetores sensoriais cutâneos, aumentando a informação ao sistema nervoso central e facilitando a ativação muscular dos músculos que controlam ativamente o mecanismo de lesão.

Este produto inovador  encontra-se patenteado em 143 países sendo utilizada por atletas profissionais nacionais e internacionais das mais diversas modalidades.

A empresa CM Socks - Peúgas Carlos Maia, criadora do produto e parceira do CIR foi assim destacada num grupo de 4000 empresas oriundas de cerca de 60 países, tendo recebido o prémio das mãos do Ministro do Comércio Externo cubano, Rodrigo Malmierca.