Entrada > Notícias > ESMAE vai ter nova pós-graduação
Publicado em: 04 Julho 2018

ESMAE vai ter nova pós-graduação

A escola de Artes do P.PORTO terá, no próximo ano letivo, uma pós-graduação em Dramaturgia e Argumento, fruto de parceria com a RTP e o TNSJ

O Salão Nobre do Teatro Nacional de São João, no Porto, recebe na sexta-feira, dia 22, a partir das 12h, a apresentação da nova Pós-Graduação em Dramaturgia e Argumento da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do P.PORTO. Na cerimónia marcarão presença António Augusto Aguiar, presidente da ESMAE, e Hélder Maia, diretor do departamento de teatro da ESMAE.

"É uma oferta formativa inédita", destaca António Augusto Aguiar, sublinhando que faz parte da missão da ESMAE oferecer, no âmbito das artes, uma formação de relevo. "No caso das artes performativas, a dramaturgia estava ausente", por isso congratula-se com a parceria que amanhã é formalizada.

Este curso — resultado de uma parceria entre a ESMAE, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e o Teatro Nacional de São João (TNSJ) — será coordenado pelo dramaturgo Jorge Louraço. A primeira edição acontece no ano letivo 2018/2019.

"Há bons dramaturgos no Porto e em Portugal", declara Jorge Louraço, "a nossa ambição é oferecer uma formação sistemática em dramaturgia e simultaneamente possibilitar a oportunidade  de trabalhar directamente com profissionais nesta área". É o exemplo disso a parceria com o TNSJ que prevê uma estrutura formativa muito próxima do espírito da residência artística, em que os estudantes da pós-graduação poderão trabalhar diretamente com artistas residentes, tais como o Nuno Carinhas, Nuno M. Cardoso ou Pedro Sobrado, e usufruir de seminários com artistas da temporada. "A programação do teatro vai ser articulada com a pós-graduação  o mais possível".

A Pós-Graduação em Dramaturgia e Argumento é destinada a pessoas com formação em teatro, ou cinema e audiovisual, ou literatura; e a pessoas com formação noutras áreas, mas com experiência nas disciplinas indicadas. O curso pretende contribuir para o desenvolvimento da dramaturgia nas artes cénicas e audiovisuais, tanto para as áreas do teatro, dança, performance, como para o argumento de cinema, rádio e televisão, e o guião para novos meios de produção multimédia e audiovisual, de jogos digitais a conteúdos web interativos.

+ info