Entrada > Notícias > Deolinda Meira eleita Personalidade do Ano da Economia Social 2022
Publicado em: 13 Janeiro 2023

Deolinda Meira eleita Personalidade do Ano da Economia Social 2022

Docente e investigadora do ISCAP vence importante distinção de carreira atribuída pelo júri da CASES

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) anunciou Deolinda Meira, docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), como Personalidade da Economia Social 2022 – Prémio Honra à Carreira.

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, pela sua carreira na gestão de entidades da Economia Social, no apoio e dinamização do setor, ou no ensino, promoção ou investigação no campo da Economia Social, tenham contribuído significativamente para o seu reconhecimento e desenvolvimento.

É um prémio de grande relevo que, para além da própria, é prestigiante para o ISCAP, para o Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social e para o Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP).

Licenciada, mestre e doutora em Direito, com uma tese subordinada ao tema “O regime económico das cooperativas em Portugal - O capital social”, Deolinda Meira é professora-adjunta de Direito Comercial no ISCAP. Centra a sua investigação no regime jurídico das cooperativas e da economia social, sendo autora de comunicações científicas, monografias, capítulos de livros e artigos sobre estas temáticas.

É diretora-adjunta da Revista Cooperativismo e Economia Social da Universidade de Vigo, membro investigador do CEOS.PP no âmbito do qual coordena a linha de investigação sobre economia social, do SGECOL - Study Group on European Cooperative Law, do IBECOOP – Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo, entre outros.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá no decurso do primeiro trimestre de 2023, em data e local a anunciar oportunamente.