Entrada > Notícias > ATHENA x FabLab Workshop
Publicado em: 30 Março 2023

ATHENA x FabLab Workshop

No âmbito do projeto ATHENA está a decorrer, entre 23 e 25 de novembro, na Alemanha, o workshop “ATHENA x FabLab"

Marisa Ferreira e Rafael Pedrosa, em representação do P.PORTO, participam na jornada de trabalho ATHENA x FabLab Siegen, que tem como objetivo rastrear as realidades das várias instituições presentes, no que aos FabLab diz respeito, e a partir dessa base organizar diversas competências no sentido de se promover uma rede pan-europeia de FabLabs.

Pretende-se que através desta rede seja possível a partilha de recursos e boas práticas, no que à área da co-criação diz respeito, no sentido de não só promover o desenvolvimento do conhecimento, mas também aumentar o envolvimento dos estudantes nas atividades da ATHENA.

De recordar que a Universidade Europeia ATHENA é um projeto transnacional liderado pelo Politécnico do Porto com a duração prevista de três anos. Com um orçamento total superior a seis milhões de euros, tem a expectativa de, até 2025, se consolidar como uma federação de universidades que, sem perder a identidade, beneficie de objetivos comuns.

O P.PORTO tem como parceiros a Hellenic Mediterranean University (Grécia), a University of Siegen (Alemanha), a University of Maribor (Eslovénia), a University Niccolò Cusano (Itália), a University of Orléans (França) e a Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia) — que juntos albergam mais de 120 mil estudantes.

O objetivo último é que a ATHENA se torne num campus interuniversitário em torno do qual os estudantes (da licenciatura ao doutoramento), funcionários, docentes e investigadores poderão circular sem problemas.