Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Teresa Barros
Publicado em: 08 Janeiro 2019

Um de Nós | Teresa Barros

Natural de Cedofeita, Porto, Teresa Barros doutorou-se em Ciências Empresariais na Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Atualmente é coordenadora do Mestrado em Gestão de Projetos e coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESTG?
Começou em 2001.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Recordo uma escola a dar os seus primeiros passos, cheia de oportunidades para “fazer diferente” com um corpo docente jovem e motivado e uma grande proximidade com os estudantes.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
O facto de poder contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes, para um sentimento de pertença e a exigência de uma evolução constante.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
O enorme crescimento, a atratividade da escola perante os seus principais stakeholders, o desenvolvimento/empenho científico e pedagógico dos docentes, o sentimento de pertença e a enorme RESILIÊNCIA de todos os colaboradores e estudantes em torno do objetivo de crescimento e ligação à região através do envolvimento em projetos quer científicos quer técnicos.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE.
O que mais me marcou foi o facto de um antigo estudante ter dito perante a turma que frequentava que se tornou um bom aluno devido ao facto de eu ter dado importância aos exemplos pertinentes que ele dava no decorrer da unidade curricular e favorecer a sua participação na mesma após um período de suspensão da matrícula. Tratava-se de um estudante que tinha suspendido a matrícula anteriormente e quando retomou gostou de ser integrado/apresentado à turma como um aluno interessado longe do seu perfil anterior de “baldas”.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Gostava que a Escola continuasse o caminho que tem seguido no que toca à sua afirmação na região e crescesse sem perder a proximidade aos estudantes, fator que a distingue.

A rubrica  Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos