Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Susana Pinto
Publicado em: 13 Janeiro 2020

Um de Nós | Susana Pinto

Licenciada em Marketing pelo ISCAP, escola de Ciências Empresariais do P.PORTO, Susana Pinto é o rosto da Comunicação da escola.

QUANDO COMEÇOU A SUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
A minha ligação ao ISCAP inicia-se em 2000 quando ingressei como estudante na Licenciatura em Marketing. Em termos profissionais, iniciou-se no dia 02 de maio de 2006, através de um estágio profissional. Inicialmente, desempenhei funções no Centro Multimédia de Marketing e assessorar a Coordenação ao Curso de Marketing. Em novembro de 2007, comecei a trabalhar no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, sendo desde 2009 a Responsável pelo GCRP

COMO RECORDA OS PRIMEIROS TEMPOS?
Se pudesse descrever, com uma palavra, os primeiros tempos como colaboradora do ISCAP seria DESAFIO. Foi e é um enorme desafio trabalhar numa instituição com a dimensão e a reputação do ISCAP. Se me sentia orgulhosa por ter sido estudante do ISCAP, queria que a Presidência do ISCAP e a sua comunidade académica gostasse do trabalho que comecei a desenvolver (o site institucional, a newsletter, a relação com os orientadores vocacionais, etc). Aprendi imenso com os meus colegas de trabalho e facilmente me adaptei à cultura ISCAPIANA. Em 2007, trabalhar em comunicação e relações públicas não tinha o mesmo impacto em comparação com a nossa realidade atual. No nosso quotidiano desenvolvemos um trabalho “invisível” mas, essencial para que todas as ações tenham sucesso.

O QUE TORNA O SEU TRABALHO ESPECIAL?
Eu adoro o que faço e acima de tudo adoro representar o ISCAP. O que torna o meu trabalho especial é trabalhar de e para as pessoas. Adoro os estudantes, os alumni e, acima de tudo, adoro a relação de confiança e amizade que criamos. Fico muito feliz quando reencontro iscapianos e, nas nossas conversas, perceber que aqui somos mesmo muito felizes.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
As pessoas e as relações que estabelecemos. Não há escola como o ISCAP, bem como o sentimento de pertença e de amizade que nos une. Sem qualquer dúvida, aqui vivi e vivo (J) os melhores momentos da minha vida. Aqui conheci os meus melhores amigos, que me acompanham até aos dias de hoje. ISCAP é uma história narrada por pessoas, para pessoas. ISCAP é uma escola com uma dinâmica própria que luta diariamente por um futuro melhor, sem nunca esquecer as suas raízes e a história.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Muita coisa mudou, principalmente na área de Comunicação. Hoje somos uma escola muito dinâmica, temos vários eventos a decorrer, cerca de 220 eventos por ano. Inicialmente, em 2007, tínhamos poucas atividades, cerca de 10 a 15 eventos por ano. Por outro lado, com a constante evolução da área da comunicação, hoje precisamos de ser criativos e acima de tudo humanos. Considero que em todas as ações de comunicação que desenvolvemos devemos acima de tudo humanizar a nossa mensagem e colocar a emoção como o nosso valor principal.

CONTE-NOS UM EPISÓDIO MARCANTE
Na minha vida do ISCAP gosto de destacar dois momentos, o primeiro evento oficial que dinamizei, as Conferências de Marketing, inserida na Semana Nacional do Marketing da APPM. Foi fantástico e foi aí que percebi que adorava  a área de planeamento e organização de eventos. O segundo momento que recordo até hoje foi quando, pela primeira vez, fui a Mestre de Cerimónias nas Comemorações do Aniversário do ISCAP. Senti uma enorme emoção e responsabilidade. Apesar dos diversos eventos que organizamos no ISCAP, a Cerimónia de Aniversário e o Jantar de Natal, continuam a ser os meus eventos preferidos de organizar.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Ser uma escola reconhecida a nível internacional, continuando a trabalhar diariamente para o aumento da notoriedade e prestígio da nossa marca.

INSERIR VÍDEO

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos