Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Paula Portugal
Publicado em: 18 Junho 2020

Um de Nós | Paula Portugal

Natural da Póvoa de Varzim Paula Portugal tem uma longa carreira dedicada à Terapia Ocupacional, como docente e coordenadora dos cursos deTerapia Ocupacional na ESS, escola de Saúde do P.PORTO

QUANDO COMEÇOU A SUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
A minha ligação à Escola teve início em setembro de 1993 quando ingressei no Curso de Terapia Ocupacional, tendo-o terminado em setembro de 1996. Retomei uma “ligação física” quando em março de 1998 fui trabalhar para o Hospital de Magalhães Lemos, uma vez que a Escola, parte dela funcionava em algumas das instalações do Hospital. Fui monitora de estágio de estudantes do Curso em Terapia Ocupacional e em 2001 fui convidada para ser docente a tempo parcial (50%), passando a ser docente a tempo integral a partir de fevereiro de 2003.

COMO RECORDA OS PRIMEIROS TEMPOS?
Os primeiros tempos como estudante foram de um querer desmedido, de uma descoberta a cada instante, o aproveitar o mais possível a cada momento, foram as amizades para sempre, o encontrar da minha profissão. Os primeiros tempos como docente foram tempos de grande entusiasmo, de uma entrega absoluta, de tentar sempre corresponder às expectativas. O receio de falhar também estava presente, mas o acreditar que podia acrescentar e fazer a diferença e o querer transmitir a paixão pela profissão superava tudo o resto.

O QUE TORNA O SEU TRABALHO ESPECIAL?
O desafio constante. O desconhecido a cada ano, de cada nova turma. O acreditar que temos um papel fundamental no percurso de um estudante, um futuro profissional. A camaradagem. Os amigos que aqui fiz e tenho, alguns para a vida.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
A ESS é única pelo seu ADN, pela capacidade que tem em se unir e tornar Maior e Mais forte sempre que é necessário.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
A dimensão da Escola, quer em termos físicos, como humanos. A entrada no Ensino Superior. A integração no Instituto Politécnico do Porto. A implementação do Processo de Bolonha. As formações ao nível do 2º ciclo. Os métodos de ensino-aprendizagem.

CONTE-NOS UM EPISÓDIO MARCANTE
São tantos e tantos que aqui não cabem. Contudo, destaco o episódio marcante, provavelmente o mais recente: a inauguração destas instalações. Por tudo o que representou. Todo um caminho que se percorreu a muitas mãos, durante muito tempo, e que culminou naquele dia, naqueles instantes, em que toda a comunidade ESS se uniu, celebrou e sentiu tremendamente orgulhosa de si. Na companhia do Senhor Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Ter o privilégio de viver, sentir esse momento e fazer parte dele, foi mágico.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Continuarmos a ter a capacidade de tirar o melhor de cada um de nós, em prol de uma formação de excelência e que permita continuar a marcar a diferença na vida das pessoas. Conseguirmos humanizar mais as pessoas que formarmos. Essa, é também a nossa responsabilidade.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos