Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Paula Joana Guimarães
Publicado em: 13 Julho 2020

Um de Nós | Paula Joana Guimarães

Estudante de mestrado em ensino na ESE, a escola de Educação do Politécnico do Porto, Paula Guimarães descreve-se como "politicamente feliz, porque acredito que devemos seguir os nossos sonhos”

Porque escolheste a ESE?
Escolhi a ESE, porque me permitiu seguir o meu sonho, ser professora. Iniciei a licenciatura em Educação Básica e agora estou no Mestrado em Ensino do 1.ºCEB e 2.º CEB Português e História e Geografia de Portugal.

Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?
Além de frequentar o mestrado, sou monitora de Teatro (grupo infantil e juvenil), apoio o estudo e dinamizo atividades para crianças (criei um projeto: O Atelier dos Miúdos), sou voluntária numa associação de animais e faço animação de eventos. Ah! Às vezes, ou quase sempre, vou inventando coisas novas, gosto de estar sempre a criar (risos).

Como recordas os primeiros dias na Escola?
Os primeiros dias na Escola foram um misto de emoções, sentia-me realizada, porque tinha entrado na minha primeira opção, mas também estava com receio, era algo novo.

Uma ideia ou conselho para quem vai agora chegar à tua Escola?
Não tentem ser quem vocês não são. Mantenham-se fieis à vossa essência e façam aquilo que faz o vosso coração vibrar! Sejam arrojados, caprichem no vosso curso, façam aquilo que mais ninguém faria, sejam ativos, dinâmicos, e, principalmente, sejam felizes, não desistam dos vossos sonhos.

Para ti qual o lugar mais especial desta escola?
O lugar mais especial desta escola, para mim, é sem dúvida a biblioteca, gosto da luz, do ambiente e do cheiro dos livros.

Conta-nos um episódio marcante
O episódio mais marcante para mim foi o dia em que conheci a dinâmica do Campo de Férias da Casa do Pessoal do IPP, que se realiza todos os anos na ESE. Fiquei apaixonada pelos monitores e pelas crianças, é um lugar que todos os anos me faz voltar, porque “voltamos sempre para onde somos felizes”, não é verdade?

O que torna a tua Escola única?
Os sonhos que as pessoas trazem dentro de si. Cada pessoa que frequenta a ESE tem uma caixinha de sonhos na cabeça e no coração. Cada um transporta sonhos lindíssimos e está ali para lutar por eles. Isso é maravilhoso. Os sonhos e as pessoas são únicas e têm sempre um sorriso e uma palavra amiga.

Como te vês daqui a 20 anos?
Daqui a 20 anos vejo-me a reviver este momento, sendo professora e com uma casa cheia de crianças, para continuar a distribuir o amor que sinto e a realizar os sonhos que tenho. Desejo que quem esteja a ler isto, também esteja como eu daqui a 20 anos, feliz e realizado/a.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos.