Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Miguel Saúde
Publicado em: 15 Outubro 2018

Um de Nós | Miguel Saúde

Miguel Saúde formou-se em Radiologia pela Escola Superior de Saúde, onde exerce atualmente o cargo de docente das disciplinas de Anatomia

Nascido na cidade de Matosinhos, em 1967, é recorrente perguntarem-lhe se, com um apelido tão específico, teria outra alternativa que não trabalhar em saúde.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Começou ainda enquanto estudante em 1985, quando entrei no curso de Radiologia da então Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto. Mais tarde, em 1993 comecei a colaborar com a instituição como monitor de estágio, no hospital onde trabalhava e pouco tempo depois iniciei funções docentes de forma regular.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Entusiasmantes, desde logo porque estava a ensinar na Escola onde me formei. Recordo especialmente o empenho e esforço que fazia para preparar cada aula, a ansiedade que sentia ao entrar na sala de aulas e o rever no final o que tinha corrido menos bem.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
Sinto que este trabalho é especial porque se renova constantemente. Todos os anos há novos estudantes e por isso cada aula, cada turma e cada curso constituem também novos desafios de atualização e de adaptação a públicos e circunstâncias diferentes.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
As diversas batalhas travadas para ultrapassar dificuldades criaram ,na "comunidade ESS", um sentimento forte de união, que vai passando aos mais novos e que nos permite manter um bom ambiente de trabalho ao mesmo tempo que transmite para fora uma imagem forte de qualidade, determinação e coesão.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Nem sempre o sistema de ensino superior português enquadrou a formação das Tecnologias da Saúde no ensino superior politécnico. Desde a integração no sistema nacional de ensino em 1993 têm-se verificado grandes mudanças decorrentes dessa mesma integração, da qual destacaria a possibilidade de conferir licenciaturas, a integração no P. PORTO, a implementação do Processo de Bolonha e as formações a nível do 2º ciclo.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Ao longo destes quase 33 anos de ligação à Escola de Saúde tenho vivido vários momentos que me marcaram pessoalmente, no entanto o dia da inauguração da novas instalações terá sido o mais marcante, pelo seu significado e pela cerimónia de inauguração onde esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Mais uma vez a "comunidade ESS" empenhou-se, orgulhosa, em celebrar um dos dias mais importantes da sua história.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
No futuro gostaria de ver uma ESS mais voltada para a comunidade envolvente, prestando serviços de saúde e de apoio social, quer no âmbito normal da sua atividade, quer através de programas de voluntariado. Seria com grande satisfação que veria a ESS expandir para fora do país a imagem de liderança que já tem a nível nacional.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos