Entrada > Um de Nós 2019 > Um de Nós | Mário Rebelo

Um de Nós | Mário Rebelo

ESTG

Formado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, Mário Rebelo é atualmente docente da escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto


 Coordenador da Licenciatura em Segurança do Trabalho e Ambiente e da Pós-Graduação em Segurança Contra Incêndios em Edifícios, Mário Rebelo é também investigador do CIICESI- Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?  
Começou no ano letivo de 2008/2009.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS? 
Com imensa satisfação. Fui muito bem-recebido por todos, Gestão, docentes e funcionários, e encontrei um ambiente muito próprio desta Escola, menos formal e com uma relação muito próxima com todos os referenciados e também com os estudantes, o que para mim foi uma surpresa, já que provinha de outra instituição de ensino superior, localizada na área do Grande Porto, com maiores dimensões, mas na qual as pessoas mal se conheciam e raramente socializavam.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL? 
O desafio de todos os dias contribuir, com o meu trabalho, atenção e empenho, para uma maior divulgação externa e melhoria da instituição, e igualmente para a formação dos estudantes, quer na vertente técnico-científica, quer como pessoas e cidadãos.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA? 
A sua identidade muito própria, a qual origina um ambiente de trabalho muito característico e que integra todos aqueles que diariamente integram a ESTG.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS? 
Desde 2008 que tenho vindo a assistir a uma enorme evolução da ESTG. Sendo complicado enumerar todas as facetas desta mudança, refiro apenas a criação de vários ciclos de estudos de distintos níveis académicos, o incremento do número de estudantes e de docentes, a divulgação externa, nacional e internacionalmente, do nome e da imagem da ESTG.   

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
A minha mãe frequenta uma universidade sénior do concelho de Matosinhos. Um dia, no âmbito de uma das atividades dessa instituição, teve casualmente um evento no qual também se encontravam alguns estudantes da ESTG. Conversando com eles, referiu que eu era docente da ESTG. Quando questionada sobre o meu nome, e após facultar-lhes a resposta, qual não foi a sua surpresa com os elogios que recebeu sobre a minha pessoa e as gentilezas e o acolhimento com que foi brindada por esses estudantes.

UMA IDEIA PARA O FUTURO 
Que a ESTG possa continuar nesta senda de evolução, mantendo a sua identidade própria e única.




A rubrica  
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos.

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar