Entrada > Um de Nós > Um de Nós | José António Silva
Publicado em: 05 Dezembro 2018

Um de Nós | José António Silva

Professor do Departamento de Hotelaria e Restauração da ESHT, escola de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, José António Silva já chefiou caterings em espaços de prestígio como o Palácio da Bolsa, a Feitoria Inglesa, a Alfândega do Porto, entre outros ícones da cidade

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Iniciei as minhas funções de docência na extinta Escola Superior de Estudos Industriais de Gestão (ESEIG), em 2007, transitando, inevitavelmente para a recente Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT), fundada em 2016.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
A escola tinha várias áreas de ensino e sempre existiu um ambiente de muita interajuda. O curso de Gestão e Administração Hoteleira estava a iniciar e desde o início encontramos um grupo de docentes muito motivado e altamente focado para o ensino de excelência. Esse primeiro grupo de estudantes tinha características fundamentais para vencer nesta área – eram empreendedores, inovadores, disciplinados e adoravam a área. Tendo a escola estas características, foi paixão pura e à primeira vista…

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
A magia do Crescimento! Observar o desenvolvimento dos jovens que estudam na nossa escola, e sentir o quanto são felizes por trabalharem no que se identificam.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
A ESHT é uma escola pequena e existe uma grande proximidade entre a comunidade académica. Temos a vantagem de realizar imensos eventos para o universo P.PORTO, o que é uma forma de partilhar e desfrutar do melhor que a escola tem. Boa gastronomia, aliado a muita simpatia, que se traduz num saber único.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
A escola teve uma evidente evolução na área que leciono, pois tornou-se uma escola exclusivamente direcionada para o Turismo, Hotelaria e Restauração. Criamos o gabinete de Prestação de Serviços ao Exterior, que presta inúmeros serviços, entre os quais serviços de catering e desta forma conseguimos demonstrar a capacidade da nossa escola, e principalmente dos nossos estudantes, com estas práticas.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Numa viagem de lazer a Barcelona fiquei hospedado no Le Meridien e o Diretor de F&B era um licenciado nosso. Almoçamos no icónico W e a Chef de Bar era nossa diplomada. É um prazer encontrar os nossos alumni em várias partes do mundo.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Pergunta curiosa, estamos a implementar novas ideias na nossa escola, com a restruturação de novos espaços. Estamos a trabalhar num futuro com melhores “ferramentas” para toda comunidade da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto. Por isso, deixo um desafio, venham desfrutar.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos