Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Horácio Tomé

Um de Nós | Horácio Tomé

ESMAD

Docente da ESMAD, escola de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, Horácio Tomé é artista Multimédia e Músico/ Compositor


QUANDO COMEÇOU A SUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Existe desde que existe o departamento de Artes da Imagem, sobretudo desde quando este era parte da  ESMAE, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. A ligação definitiva ocorreu em 2010. Contudo a ligação aos cursos que lhe deram origem (TCAV e TCM) existe desde, cerca de, 1986.

COMO RECORDA OS PRIMEIROS TEMPOS DA INSTITUIÇÃO?
Com prazer!

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
A transferência de competências técnicas e teóricas e a promoção do pensamento crítico e posição cidadã é um dos pilares -- o mais incontornável, proponho eu -- de uma sociedade rica, sólida e capaz de fazer frente aos desafios contemporâneos nacionais e internacionais.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
É uma escola heterogénea tanto em termos de currículo como em termos de pensamento, que incorpora uma transversalidade de oferta formativa fundamental, mesmo perseguida pelos desígnios europeus mais recentes, e com qualidade excecional.

O QUE MAIS MUDOU NESTES úLTIMOS ANOS?
Tem vindo a solidificar e a reivindicar esse perfil, absolutamente necessário no âmbito do universo do ensino superior politécnico.

APRESENTE UM EPISÓDIO MARCANTE?
A notícia da aprovação do financiamento para a renovação da escola e da construção dos novos equipamentos – estúdio de televisão, estúdio de fotografia, blackbox, suites de edição, oficinas, etc.

UMA IDEIA PARA O FUTURO?
Capitalizar a ESMAD – a sua oferta formativa, filosofia e missão – não só na região, mas em termos nacionais e internacionais, potenciando a transversalidade da oferta formativa, mas criando também outras ofertas, inovadoras, baseadas nessa necessidade.


A rubrica  
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos

 

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar