Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Elisabete Moreira
Publicado em: 15 Outubro 2018

Um de Nós | Elisabete Moreira

Elisabete Moreira é técnica de Audiovisuais da ESMAE, escola de Artes do Politécnico do Porto, onde cada dia "é um dia diferente e especial"

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Vim para a ESMAE em 1997, no dia 1 de abril, no âmbito dos estágios internos do IPP, e fui a primeira estagiária dos Serviços de Áudio do Centro de Recursos do IPP. Em setembro de 1998 assinei o contrato com a ESMAE. Mas, ainda antes disso, frequentei a ESMAE, no ano letivo 1993/1994 na disciplina de Som do Curso de TCAV do Politécnico do Porto.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Em 1997, a escola estava e obras. Estava a nascer o Teatro Helena Sá e Costa! A escola estava a crescer, a instalações a adaptarem-se às necessidades. Era um “mundo” mágico para mim... “saía” música de todas as paredes. Era especial.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
Penso que é a “surpresa” do dia-a-dia. Na ESMAE, e concretamente na minha área (audiovisuais), cada dia é diferente. Um dia estamos a dar apoio à música, no outro dia pode ser teatro, no dia seguinte ópera, dança, conferências, aulas... Um dia estamos na ESMAE, no dia seguinte podemos estar em qualquer sala de espetáculos do país... esta dinâmica da Escola é, de facto, muito especial.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
As pessoas. Os alunos, os docentes, os funcionários são pessoas “especiais” e “únicas”. Há uma convivência muito saudável nesta instituição. O “ambiente” é sempre de muito boa disposição... a música, o teatro, a dança “alimentam” a alma das pessoas... e acho que as faz crescer felizes e em harmonia com o mundo.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
A ESMAE cresceu muito na sua oferta educativa. A saída do Departamento das Artes e Imagem provocou uma mudança. No entanto, outras ofertas foram surgindo, nomeadamente as pós-graduações em Dança Contemporânea, em Ópera e Estudos Músico-Teatrais, em Dramaturgia e Argumento, que exigem mais trabalho na área dos audiovisuais

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Todos os dias são marcantes. Não consigo eleger nenhum momento que se destaque mais.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
A ESMAE tem crescido muito, e tem crescido bem. É uma escola de referência no país, e altamente reconhecida nos parceiros Europeus, e em países da América do Sul. A sua ampliação é urgente! As novas instalações na “Fábrica” permitirão que a ESMAE adquira as necessárias valências para que a ESMAE se torne, de facto, uma escola única!

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos