Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Anabela Leitão
Publicado em: 05 Dezembro 2018

Um de Nós | Anabela Leitão

Licenciada em Educação pela Universidade do Minho, Anabela Leitão nasceu em Vila Nova de Foz-Côa

Hoje cumpriu o sonho de viver perto do mar e estar presente na constituição da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT).

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Em 2012 iniciei funções na extinta Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), no Gabinete de Gestão da Qualidade.
Em agosto de 2016 tive o prazer de ver nascer a Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Foram tempos de grandes mudanças na minha vida pessoal e profissional. Mudei de cidade (finalmente cumpri o sonho de viver perto do mar), mudei de casa, mudei de área profissional.
Foi a Doutora Cândida Silva (atual Presidente do CTC da ESHT) que me acolheu, que me integrou e que me ensinou muita coisa sobre este mundo novo do Ensino Superior.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
No secretariado dos Órgãos da ESHT somos os interlocutores entre os vários intervenientes internos e externos. Somos, muitas da vezes, a porta de entrada da Escola. O facto de surgirem diariamente  situações novas e imprevistas a que temos de dar resposta contribui para sairmos da nossa zona de conforto. Por último, o que faz o nosso trabalho tão especial são as pessoas. Trabalhar com e para as pessoas é uma experiência enriquecedora, pela troca de conhecimentos e valores, mas também muito complexa, pelas diferenças individuais de cada um

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
Sendo uma escola pequena, a proximidade entre funcionários, docentes e estudantes é grande. Existe um grande espírito de entreajuda e de pertença entre todos.
A estreita ligação ao mundo de trabalho e  a componente prática dos cursos lecionados conferem aos estudantes conhecimentos e competências práticas para uma melhor preparação para uma atividade profissional.
Depois temos a melhor matéria prima, temos os melhores estudantes nas áreas da Hotelaria, Restauração e Turismo, com as notas de entrada nos cursos mais altas, em relação às escolas congéneres, que certamente serão os melhores profissionais no mercado.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Sem dúvida que o reposicionamento do Politécnico do Porto,  a reestruturação das escolas e a reafetação dos cursos foi a mudança mais marcante dos últimos tempos no Universo P.PORTO.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Estar presente no nascimento da Escola Superior de Hotelaria e Turismo e integrar a comissão estatutária foi para mim uma honra e ficará para sempre registado na minha memória.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Em relação ao meu serviço, gostava que fosse implementado um bom sistema de gestão documental para me libertar de alguma tarefas rotineiras e melhorar o circuito da informação. Espero que a ESHT seja uma Escola internacionalmente reconhecida, com um ensino de excelência, que esteja entre as melhores do mundo na área da hotelaria e turismo,  ao nível da Suiça, por exemplo...

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos. Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos.