Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Ana Isabel
Publicado em: 15 Julho 2020

Um de Nós | Ana Isabel

A frequentar a ESE, escola de Educação do P.PORTO, esta futura professora do Ensino Básico aproveita o tempo livre para estar com quem mais gosta: as crianças

Porque escolheste a Escola Superior de Educação?
Escolhi a ESE por me permitir seguir a licenciatura que queria, Educação Básica, e por ser a instituição onde o curso tinha a média mais alta.

Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?
Além dos estudos faço, ocasionalmente, voluntariado no departamento de campanhas de uma associação de acolhimento de animais abandonados da minha cidade, e participo como monitora, nos Campos de Férias da Casa do Pessoal do Politécnico do Porto. Nas férias de verão e de natal, trabalho também como monitora num programa de ocupação dos tempos livres de crianças do 1º ciclo, o que me permite estar em contacto com crianças enquanto desenvolvo e aprofundo as competências trabalhadas no meu curso. Nos meus tempos livres também gosto de passear e de passar tempo com os meus amigos e família.

Como recordas os primeiros dias na Escola?
Os meus primeiros dias na ESE foram um misto de emoções. Senti alguma estranheza àquela nova realidade que era a faculdade, mas também muita felicidade por estar na instituição que queria, por fazer novas amizades e por aprender mais sobre a área que mais me interessa.

Uma ideia ou conselho para quem vai agora chegar à tua Escola?
Aproveitem estes anos, estudem e divirtam-se. Façam novos amigos, participem nas atividades que gostarem. Não se sintam obrigados a nada, mas também não deixem de fazer as coisas por receio. Acima de tudo, desejo que sejam muito felizes na ESE.

Para ti qual o lugar mais especial desta escola?
Os locais mais especiais da ESE, são, para mim, a zona dos sofás onde podemos muitas vezes descontrair, relaxar e conversar um pouco entre as aulas e a sala de Drama do Edifício de Música onde se desenvolvem várias atividades do Campo de Férias do IPP e onde se passam momentos muito felizes nas férias de verão.

Conta-nos um episódio marcante.
Não sendo propriamente um episódio marcante passado na ESE, mas sim um conjunto de episódios marcantes proporcionados pela ESE: os estágios realizados durante a Licenciatura, particularmente o de Pré-Escolar e o do 1ºCiclo, que permitiram contactar com as duas realidades educativas e que me ajudaram muito na decisão do Mestrado que queria a seguir.

O que torna a tua Escola única?
A boa relação entre toda a comunidade educativa (estudantes, docentes, pessoal não docente). O sentimento de pertença e o facto de sentir que há sempre alguém que nos pode ajudar quando precisamos, seja um aluno mais velho ou de outro curso, um professor ou um funcionário.

Como te vês daqui a 20 anos?
Daqui a 20 anos vejo-me a trabalhar, como educadora de infância, professora do 1ºCiclo, ou professora do Ensino Especial. Depende do que o futuro me reservar e me permitir concretizar. Acima de tudo, daqui a 20 anos espero sentir-me muito feliz e realizada quer a nível pessoal quer a nível profissional.

___

A rubrica  Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos