Entrada > Um de Nós > Um de Nós | Amélia Carvalho
Publicado em: 05 Abril 2019

Um de Nós | Amélia Carvalho

Natural de Seine Saint-Denis, França, Amélia Carvalho é docente e coordenadora de curso da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto

Doutorada em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Amélia Carvalho equilibra as funções de docência e coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Empresariais com o cargo de vice-presidente da instituição.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Estive desde o primeiro dia ligada à ESTG e à associação constituída para a criação de uma escola de âmbito politécnico para a região do Tâmega e Sousa. Acompanhei a fase de criação da Escola, o seu crescimento e a sua consolidação na Região. Sou docente da ESTG há 19 anos e este foi, de entre os diferentes projetos profissionais que abracei na minha carreira, aquele que nunca foi interrompido e onde me senti sempre muito bem.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Uma instituição com um ambiente quase familiar, pela sua reduzida dimensão nos primeiros anos, constituída por um grupo muito jovem de docentes e funcionários com uma enorme dedicação e capacidade de trabalho.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
Poder fazer a diferença na vida dos nossos estudantes ao nível profissional e contribuir para que a vida das pessoas que veem em nós uma referência no ensino superior possa ver espelhado o nosso contributo com a mesma confiança.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
A proximidade que existe entre docentes e estudantes e a excelente relação pessoal e profissional entre todos os que fazem desta Escola o seu local de partilha e construção de conhecimento todos os dias. É uma Escola aberta à comunidade, muito dinâmica, com muito espírito de união numa causa singular que é dotar os nossos estudantes das melhores competências profissionais e pessoais. Todos se envolvem em projetos científicos, técnicos, e pedagógicos para que a formação graduada e pós-graduada que é ministrada continue a acompanhar as melhores práticas nacionais e internacionais, sempre com uma validação de qualidade reconhecida pelos organismos de acreditação do ensino superior. Todos contribuem para que este seja um pólo de conhecimento capaz de acompanhar os dias de hoje e os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente na procura de padrões de qualidade no ensino.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
O crescimento da comunidade ESTG, não só ao nível de estudantes, mas ao nível da resposta dos profissionais que aqui trabalham em consonância com as competências adquiridas. A maior exigência ao nível estrutural e de funcionamento do ensino superior replicou em nós um maior comprometimento com todos os que fazem parte desta Escola e ajudam a criar uma identidade própria no ensino superior como é o Politécnico do Porto.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
São inúmeros os episódios que podem marcar um professor, mas recordo com muita saudade os primeiros anos da ESTG quando recebemos muitos estudantes da comunidade dos PALOP e que, posteriormente, no regresso aos seus países de origem enviavam notícias dando nota do brilhante percurso profissional que estavam a desenvolver, grande parte desses diplomados em lugares de destaque na estrutura governativa dos seus países e nas empresas multinacionais aí alocadas.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Uma comunidade ESTG mais transnacional e multicultural.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos