Entrada > Notícias > Visita do Comissário Europeu ao P.PORTO
Publicado em: 27 Maio 2016

Visita do Comissário Europeu ao P.PORTO

Foi um dia dedicado à Investigação e Inovação, com a presença do Comissário Europeu, Carlos Moedas.

O Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação esteve 1 e 2 de abril, no Porto, a convite do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. Foram dois dias dedicados a conhecer centros de investigação e empresas inovadoras da cidade, entre os quais os projetos internacionais dos Programas H2020 e FP7 liderados pelo P.PORTO. Ao todo são sete projetos  (3Ps, SYMBIOTIC, P-SOCRATES, ELECON, DREAM-GO, GMOsensor, EKRUCAmI) e também com o NORTEXCEL.

É este o caminho para a inovação – refere Carlos Moedas depois de conhecer os  projetos dos Centros de Investigação do P.PORTO, cujo ADN de investigação aplicada, em contexto real, articula-se com a investigação de alto nível. O Comissário reconhece como essencial esta "focalização do Politécnico em passar da ciência fundamental para o produto, para a capacidade de fazer e de criar - características muito importantes desta grande casa."

Sublinha como aspetos a reter, não apenas a diversidade dos projetos apresentados mas sobretudo este principio de colaboração fundamental entre os vários domínios do saber — das Artes às Ciências —  intersecções essenciais e o aspeto fundamental no futuro da inovação. Como exemplo refere a Teoria das Ondas Gravitacionais, cujo paper que provou a teoria de Einstein teve mais de mil autores das mais diversas disciplinas.

O P.PORTO está assim muito bem posicionado para este futuro, conclui Carlos Moedas.

 A visita articulou-se também com a Sessão Pública do Projeto NORTEXCEL2020, Centro de Excelência na Área dos Dispositivos Médicos. Este evento foi ocasião para discutir os desafios da indústria da inovação no domínio da saúde, o papel da estratégia investigativa do NORTEXCEL2020, assim como uma cerimónia de adesão de novos membros à Associação.

Combined Shape

Navigation