Entrada > Notícias > Vila do Conde apresenta Rota do Pescador
Publicado em: 17 Novembro 2023

Vila do Conde apresenta Rota do Pescador

Logótipo foi criado por estudante da licenciatura de Design do P.PORTO.

No passado dia 31 de maio, associando-se ao Dia Nacional do Pescador, o Mercado Municipal das Caxinas foi o local escolhido pela Junta de Freguesia de Vila do Conde para acolher a apresentação pública do projeto A Rota do Pescador.

Com o objectivo de recolher, registar, preservar mas também de recriar tradições daquela comunidade piscatória, a apresentação iniciou-se com uma recriação, promovida por dezenas de mulheres das Caxinas, que trajadas a rigor desmalharam a sardinha, soltaram o pregão e leiloaram o peixe, fazendo-nos recuar aos tempos em que a venda do peixe, a troco de algumas moedas, era o sustento de numerosas famílias piscatórias.

Perante o Mercado Municipal das Caxinas repleto, Maria Alcide Aguiar, presidente da junta, destacou a mais-valia que representa a parceria estabelecida com a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Politécnico do Porto, que em seu entender permitirá “desenvolver e internacionalizar este projeto, projetando a cultura piscatória e marítima de Vila do Conde no mundo, assim como promover um modelo de turismo baseado na tradição, herança e património local”.

A representar o P.PORTO esteve Milena Carvalho, docente e coordenadora do projeto, que começou por dar a conhecer o trabalhado já realizado, dele destacando as entrevistas a elementos dos núcleos piscatórios de Vila do Conde, Caxinas e Poça da Barca, realizadas por alunos da licenciatura de Ciências Tecnologia de Informação e Documentação.

Milena Carvalho elencou também alguns dos objetivos a prosseguir, como a criação de um sítio eletrónico “onde estará presente toda a informação que tem vindo a ser recolhida relacionada com o património informacional, cultural, gastronómico, religioso, arquitetónico, naval e conserveiro, assim como o registo audiovisual de testemunhos de pescadores no ativo e na reforma” e de um “percurso turístico que acrescentará mais vida à cidade, através da sinalização do património edificado, lugares, pessoas e bens.

O logótipo da iniciativa foi criado pela aluna da licenciatura de Design, Susana Maia, depois de um processo de participação que envolveu docentes e quase três dezenas de alunos. Destaque ainda para os alunos do curso de Gestão de Hotelaria e Catering que preparam um delicioso momento gastronómico tendo como elementos centrais o peixe e os produtos do mar.