Entrada > Notícias > Vai arrancar requalificação da ESMAE
Publicado em: 20 Novembro 2023

Vai arrancar requalificação da ESMAE

Investimento superior a 1,3M€ garante, numa primeira fase, mais salas individuais, de instrumentos, de aulas teóricas e uma área de figurinos. Está previsto que as obras arranquem no primeiro trimestre do próximo ano

O Politécnico do Porto irá investir mais de 1,3 milhões de euros na primeira fase de Requalificação e Expansão do Campus da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), projeto que está integrado num investimento que é globalmente superior a cinco milhões de euros.

Na primeira fase, o Politécnico do Porto pretende criar mais salas individuais de estudo e de ensino para instrumentos, reforçar o número de salas de aulas teóricas, criar uma área para figurinos e ainda um novo espaço de apoio ao estudante, que será dinamizado pela Associação de Estudantes da ESMAE.

Para além disso, o projeto prevê também melhorias na áreas envolventes, no exterior, e a reabilitação de uma ligação entre edifícios. Nesta fase, o Politécnico do Porto avança com o investimento através de receitas próprias, atendendo à falta de apoios comunitários e nacionais para fins de manutenção e requalificação do edificado público — o que, de resto, valeu uma palavra de reprovação por parte de Paulo Pereira.

"Assumimos hoje um compromisso sólido na melhorias das condições de suporte à atividade letiva e de investigação da ESMAE", começou por dizer Paulo Pereira, Presidente do P.PORTO, na sessão de apresentação do programa, que decorreu ontem, dia 28 de setembro, pelas 17h30, no Café-Concerto Francisco Beja, acrescentando que este investimento na ESMAE, "a melhor escola nacional no domínio das artes performativas", é estratégico "para a região e para o país".

Além do Presidente do P.PORTO, participaram nesta cerimónia Marco Conceição, Presidente da ESMAE, e Paulo Ferraz, Administrador do P.PORTO, a quem coube apresentar, mais pormenorizadamente, o Programa de Requalificação e Expansão do Campus da ESMAE a docentes, estudantes e funcionários não docentes da Escola.

No encerramento, Paulo Pereira assinou o contrato com a empresa responsável por elaborar o projeto de execução da obra, Vitor Hugo - Coordenação e Gestão de Projectos SA, que se espera que esteja no terreno já no primeiro trimestre de 2024.