Entrada > Notícias > Uso de símbolos religiosos no local de trabalho

Uso de símbolos religiosos no local de trabalho

ESTG

Artigo de opinião de Susana Machado, coordenadora do Mestrado em Solicitadoria da ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO

As questões relativas ao uso de símbolos religiosos representam uma temática sensível e objeto de sucessivos debates na opinião pública, particularmente no atual contexto sociopolítico em que vive a Europa e cada um dos seus Estados-membros sobre o acolhimento e integração de migrantes provenientes do mundo inteiro.

O debate em torno do uso de símbolos religiosos tem merecido um maior destaque nas sociedades modernas, em especial no campo das relações laborais. A litigiosidade parece estar a crescer. Apesar da sensibilidade da temática relativa ao fenómeno da crescente migração e à evidente globalização que contribuem, entre outros fatores, para o incremento de conflitos jurídicos em matéria de uso de símbolos religiosos, a problemática estende-se às mais diversas religiões, nomeadamente àquelas com maior representatividade na Europa. Cada vez mais vão surgindo, com maior frequência, conflitos em torno do exercício do direito à liberdade religiosa pelos cidadãos, incluindo a esfera laboral.

Ainda há não muito tempo, o Tribunal de Justiça da União Europeia foi chamado a pronunciar-se em dois casos de trabalhadoras despedidas sobre a da proibição, pelo empregador, do uso de lenço islâmico no local de trabalho, e, nesse sentido, a aferir da sua conformidade com a diretiva que estabelece um quadro-geral de igualdade de tratamento no emprego e na atividade profissional.

Independentemente de casos concretos que apenas evidenciam uma parte das querelas, não podemos esquecer que os símbolos religiosos de uso pessoal refletem o sentimento individual de pertença a uma determinada fé manifestada através da ostentação de um objeto, de uma aparência física concreta ou do uso de certo vestuário. A proteção da liberdade religiosa determina que, em princípio, o trabalhador é livre para fazer as suas escolhas em matéria de aparência exterior, vestuário e uso de símbolos religiosos no tempo e no local de trabalho. Qualquer restrição que lhe seja imposta deve ser justificada pela colisão com interesses relevantes do empregador que tenham um impacto negativo no bom funcionamento da empresa e no correto desenvolvimento da prestação laboral.

A restrição ao uso de símbolos religiosos deve perseguir um fim legítimo e ser adequada e necessária para alcançar um determinado objetivo. A restrição ao uso de símbolos religiosos deve ser necessária para alcançar um determinado objetivo, o que acontece com o cumprimento de normas de saúde, segurança e higiene no trabalho imposta pela natureza da própria atividade. Nada haverá a acrescentar à sua licitude quando logra a efetividade de interesses e direitos (a saúde, a vida, a integridade física, etc) igualmente tão relevantes como o da liberdade religiosa. Para que a restrição possa ser implementada será necessário recorrer à proporcionalidade nas suas diferentes dimensões de necessidade, adequação e proibição de excesso.

Susana Machado