Entrada > Notícias > Conselho Geral: Posse dos Membros Cooptados, com a reeleição de Francisco Assis como Presidente
Publicado em: 12 Maio 2025

Conselho Geral: Posse dos Membros Cooptados, com a reeleição de Francisco Assis como Presidente

No passado dia 9 de maio, na Sala de Atos da Presidência, tomaram posse personalidades externas do Conselho Geral para o mandato 2025-2029, tendo sido realizada a eleição do seu Presidente

No seguimento reunião dos membros internos eleitos para o Conselho Geral, realizada no passado dia 28 de abril, foram cooptados as seguintes personalidades externas de reconhecido mérito:

António Augusto Fontaínhas Fernandes
Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros. Avaliador de sistemas internos de garantia da qualidade e de avaliação institucional da Agência de Acreditação e Avaliação (A3ES). Foi Reitor da UTAD e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

António Manuel Lopes Tavares
Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Presidente da Assembleia Geral do Futebol Clube do Porto. Tem doutoramento em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais.

Bernardo Trindade
Presidente do Conselho Estratégico do turismo do Porto e Norte de Portugal, Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, administrador do Grupo PortoBay Hotels & Resorts. Foi Secretário de Estado do Turismo nos XVI e XVII governos constitucionais.

Carlos da Silva Costa
Foi o 17.º Governador do Banco de Portugal. Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento entre 2007 e 2010. Vice-Presidente honorário do Banco Europeu de Investimento. Foi Diretor-Geral do Millenium BCP e membro do Conselho de Administração da Euro Banking Association. Condecorado com a Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Francisco José Pereira de Assis Miranda
Deputado no Parlamento Europeu. Foi Presidente do Conselho Económico e Social. Foi deputado na Assembleia da República e líder do grupo parlamentar o Partido Socialista. Foi Presidente da Câmara Municipal de Amarante.

Inês Cardoso
Diretora-Geral editorial da Notícias Ilimitadas, grupo que detém o JN, a TSF e O Jogo, entre outros títulos. Comentadora da RTP e TSF, esteve no grupo fundador do jornal i. É jornalista desde 1998. Autora de livros infantis.

José Manuel Mendonça
Professor catedrático jubilado e Professor Emérito da Universidade do Porto. Doutorado em Engenharia Electrotécnica pelo Imperial College of Science and Technology da Universidade de Londres. Foi Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e Diretor Executivo da Fundação Ilídio Pinho.

Maria Isabel da Silva Pires de Lima
Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves. Professora catedrática aposentada da Universidade do Porto. Foi Ministra da Cultura do XVII governo constitucional e deputada da Assembleia da República. Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Vice-Presidente cessante do Conselho Geral do Politécnico do Porto no mandato 2021-2025.

Pedro Daniel Machado Gomes
Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, mandato 2021-2025. Presidente da Câmara Municipal de Lousada desde 2013. Exerceu como advogado entre 1998 e 2002, tem uma pós-graduação em Direito do Ordenamento, Urbanismo e Ambiente pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Pedro Miguel Meleiro Sobrado
Presidente do Teatro Nacional de São João, no Porto, cargo que já tinha ocupado entre 2018 e 2023. Foi Presidente da Museus e Monumentos de Portugal. Doutorado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos.


Na reunião da passada sexta-feira tomaram posse: Fontaínhas Fernandes; António Tavares; Francisco Assis; Pedro Machado e Pedro Sobrado. Os restantes membros, ausentes por motivos profissionais, tomarão posse na próxima reunião do Conselho. Foi ainda realizada a votação do Presidente do Conselho Geral, tendo sido reeleito Francisco Assis, o qual já assegurava a presidência do órgão desde 2021.

O Presidente do Conselho Geral, Francisco Assis, sublinhou a importância do momento para o Politécnico do Porto e para a sociedade em geral. "A instalação do Conselho Geral revela a importância e necessidade de valorização dos atos democráticos, em especial no momento que vivemos do ponto de vista social, bem como do papel que o órgão deve ter no processo de transformação do Politécnico do Porto em Universidade.”

Francisco Assis também frisou o relevo que o Politécnico do Porto tem já hoje no panorama nacional e internacional, sendo que a sua transformação em Universidade se revela da maior importância para a estratégia de desenvolvimento regional e nacional. “Uma estratégia de afirmação do conhecimento, da investigação e da inovação é essencial para afirmação do nosso país.”

Sobre o seu tempo como membro do Conselho Geral, Francisco Assis partilhou com todos a honra em ter estado, e continuar a estar, presente na vida do P.PORTO: “Criei uma relação de grande cumplicidade e profundo gosto em participar e apoiar a condução mais estratégica do Politécnico do Porto.”

Por fim, agradeceu a todos os Conselheiros a confiança depositada para continuar a assumir tão importantes funções no mandato de 2025-2029.

Combined Shape

Navigation