Entrada > Notícias > Textos de pós-graduação da ESMAE no Mosteiro de S. Bento da Vitória
Publicado em: 08 Julho 2019

Textos de pós-graduação da ESMAE no Mosteiro de S. Bento da Vitória

Entre 5 e 7 de julho, há leituras encenadas de textos da primeira turma da pós-graduação em Dramaturgia e Argumento da ESMAE, escola de Artes do P.PORTO

Novas falas, novas cenas, novos atos. No primeiro fim-de-semana de julho serão dados a ver pela primeira vez as peças e os guiões finais produzidos pela primeira turma da pós-graduação em Dramaturgia e Argumento da ESMAE, curso de que a RTP e o Teatro Nacional São João (TNSJ) são parceiros.

Os trabalhos são mostrados nas suas versões levantadas: postos de pé, com pistas de interpretação e encenação, dadas por atores e encenadores chamados pelo TNSJ. É o começo do caminho para as obras criadas ao longo do ano letivo 2018/19. Os autores exploraram inúmeros temas, que verteram em vários formatos, até escolherem o material e a forma a desenvolver nos seus trabalhos.

Foram desenvolvidos textos para teatro, rádio, cinema, televisão e até redes digitais. O resultado é um todo maior do que a soma das peças. Os textos foram escritos individualmente, mas lidos e analisados em grupo. Os estudantes partilharam as suas ideias com outros dramaturgos, encenadores e realizadores. A expectativa é que agora sejam completados pelos espectadores, a quem, no fim das contas, se destinam.

Esta dramaturgia é pública. Também por isso, a entrada é gratuita.

programação