Entrada > Notícias > StreetArtCEI
Publicado em: 30 Janeiro 2018

StreetArtCEI

Novo projecto do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

O StreetArtCEI é um projecto do Centro de Estudos Interculturais (CEI) nascido na sequência da sua participação no projecto SAICT/23447 TheRoute – Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitants’ Profile Adaptation and Context Awareness, liderado pelo Politécnico do Porto. Está acessível em streetartcei.com.

Inicialmente, o trabalho de campo nas ruas do Porto e de outras localidades do norte de Portugal visou a criação e a experimentação de roteiros inspirados pelas páginas dos escritores que aí situaram as suas narrativas. Mas, em simultâneo a este objetivo do projecto TheRoute, os investigadores e bolseiros de investigação do CEI foram despertando para outras narrativas — visuais, polícromas e intersemióticas — também inscritas na cidade.

Tendo criado rotas turísticas ilustrativas da vida e obra de autores como Camilo, Saramago, Aquilino, Eça e Junqueiro, entre outros, a equipa encetou um projecto paralelo motivado pela descoberta da arte imprevista e anónima dos muros da cidade. Convocando as ferramentas teóricas e conceptuais dos estudos interculturais, o projecto StreetArtCEI definiu-se enquanto spin-off do projecto TheRoute, com o objectivo de esbater ainda mais as já de si ténues fronteiras entre culturas dominantes e marginais, suas práticas, símbolos e manifestações estéticas, no espaço aberto, movediço e sempre efémero da cidade.

Se o objectivo do projecto The Route é oferecer ao visitante a materialização urbana da obra literária, o StreetArtCEI desperta visitantes e habitantes para outras materializações, de estéticas auto e hetero marginalizadas.

+ info

Combined Shape

Navigation