Entrada > Notícias > SAS do P.PORTO no top do ranking de bolsas de estudo
Publicado em: 18 Outubro 2021

SAS do P.PORTO no top do ranking de bolsas de estudo

O relatório estatístico, elaborado pela DGES, coloca o Politécnico do Porto no top do ranking das Instituições de Ensino Superior Politécnico

No ano letivo 2018/2019, o P.PORTO tem-se mantido no topo da lista das no que respeita a requerimentos de bolsa de estudo submetidos (7.195 candidaturas a bolsa) e analisados e decididos (5.606 processos).

Apesar dos constrangimentos informáticos que afetaram o processo de atribuição de bolsas de estudo, consequência da introdução de melhorias no sistema informático de suporte às análises das candidaturas a bolsa de estudo, o P.PORTO tem logrado dar resposta às necessidades emergentes dos estudantes carenciados.

Pese embora o processo de análise das bolsas não estar ainda concluído (82% do processo concluído), foram já apoiados, com bolsa de estudo, 3445 estudantes do P.PORTO. Em média, cada estudante, beneficiou de uma bolsa de estudo mensal de cerca de 160€, incluindo o valor dos eventuais complementos de bolsa.

Estes números representam uma despesa paga, até à data, de 2.512.488,17€, prevendo-se uma despesa total a realizar até ao final do ano letivo de 5.761.704,76€.

Em janeiro de 2019, serão apoiados mais de 4.000 estudantes do P.PORTO, somadas as candidaturas a bolsa de estudo deferidas desde o último pagamento de bolsa de estudo.

Nos mesmos itens, requerimentos submetidos e requerimento decididos, no cenário global do ensino superior, os resultados do relatório colocam o P.PORTO nos primeiros lugares do ranking, situando-o entre as Instituições de Ensino Superior com mais candidaturas submetidas e bolsas de estudos atribuídas.

No topo do ranking, apenas a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto, respetivamente, se posicionam à frente do P.PORTO, resultado de um número global de estudantes e de candidaturas a bolsa de ação social maior do que o P.PORTO para o ano letivo em curso (2018-2019).

Apoiar os estudantes economicamente carenciados atempadamente, de forma a proporcionar-lhe um percurso académico onde nenhum estudante seja impedido de continuar os seus estudos por razões económicas, é a missão dos nossos serviços. Esta área continuará a ser o foco de atuação dos Serviços de Acção Social, portanto, assegurar-se-á que o posicionamento do P.PORTO se mantenha nas principais posições do ranking de apoio aos estudantes.