Entrada > Notícias > Rostos da Maré selecionado como obra recomendada pelo PNL2027
Publicado em: 25 Agosto 2023

Rostos da Maré selecionado como obra recomendada pelo PNL2027

A obra editada pela Escola Superior de Media Artes e Design foi selecionada para o Plano Nacional de Leitura

O título Rostos da Maré - Vidas Cruzadas entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa do Varzim, submetido para obtenção do selo Ler+, foi selecionado como obra recomendada pelo PNL2027, encontrando-se assim no Catálogo PNL. Esta consiste em cerca de 375 histórias de vidas que se cruzam com o mar dos três municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Com edição de Abel Coentrão, jornalista e presidente da Bind’ó Peixe, o livro Rostos da Maré conjuga o trabalho fotográfico contemporâneo dos fotógrafos Helena Flores, Joana Dionísio, Luís Ribeiro, Olívia da Silva e Sérgio Rolando, com fotografias partilhadas pelos protagonistas das histórias e os textos resultantes de longas entrevistas feitas pelos jornalistas Ângelo T. Marques (Póvoa de Varzim), David Mandim (Vila do Conde) e Luísa Pinto (Matosinhos) a estes.

Dezenas de habitantes de Matosinhos, Vila do Conde e da Póvoa de Varzim acederam a contar as suas histórias de vida para um projeto que, com estas, desenha uma rota pelas interdependências – familiares, pessoais, profissionais – que a pesca gerou, principalmente no último século, nestes três municípios.

Iniciativa do Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro Litoral Norte da AMP, financiada pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, a obra Rostos da Maré foi concebida pela Bind’ó Peixe - Associação Cultural e co-produzido por esta organização e pela Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), que editou a obra.