Entrada > Notícias > Projeto Saúde vai à Rua

Projeto Saúde vai à Rua

ESS

O projeto visa o estabelecimento de pontes entre a Escola Superior de Saúde e as comunidades locais, em particular as mais desfavorecidas.


O projeto Saúde vai à Rua, lançado em 2015 pela Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, visa uma ação de proximidade efetiva entre a Escola e as comunidades mais carenciadas. Aqui, estudantes e docentes colocam as suas competências ao serviço dos mais desprotegidos.

No âmbito deste projeto foram disponibilizados de forma sistemática e continuada no tempo, serviços gratuitos na área da saúde, como rastreios, ações de informação, sensibilização, levando-os onde as pessoas se encontram -  a sua rua. Os serviços prestados envolveram diferentes áreas de formação da ESS, tais como Audiologia, Análises Clínicas, Anatomia Patológica, Farmácia, Saúde Ambiental, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e diferentes áreas técnico-científicas, ligadas às Ciências Sociais e Humanas.


A intervenção considerou a comunidade ao longo do seu ciclo de desenvolvimento e foi mediada por associações locais, com um conhecimento privilegiado das áreas geográficas abrangidas e dos que nelas habitam, como a Associação de Solidariedade e Acção Social de Ramalde - Asas. Com esta iniciativa foram envolvidas as populações em risco, contribuindo para as aproximar de serviços na área da saúde, que de outra forma não teriam acesso.

Em simultâneo, este projeto contribuiu igualmente para uma formação modelar dos nossos estudantes, através do desenvolvimento de competências técnicas e transversais, de modo integrado, e para o reforço de uma visão multidisciplinar da intervenção que, desejamos, seja próxima e presente.

Em 2017 a saúde vai (continuar a sair) à rua.

Autor

gabriela.pocas@sc.ipp.pt

Partilhar