Entrada > Notícias > Projeto de jogos educativos do P.PORTO implantado em Gaia
Publicado em: 20 Novembro 2023

Projeto de jogos educativos do P.PORTO implantado em Gaia

Spin-off de investigação do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da ESE, teve o primeiro teste no passado mês de abril
Foi em Canidelo, em Vila Nova de Gaia, que a Kendir Studios, que resulta de um projeto de jogos didáticos e educativos incubado na Escola Superior de Educação (ESE), chegou pela primeira vez às escolas. Este primeiro teste piloto decorreu em abril, sendo que, em outubro, está prevista uma nova pilotagem, desta vez no concelho de Sintra. 

O projeto desde cedo chamou a atenção da Direcção-Geral da Educação (DGES), tendo inclusive sido premiado no Born from Knowledge (BfK) Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Este configura-se então como um motor de criação de jogos educativos no estilo role-playing games (RPG) com capacidade educativa completa e funcionalidades de suporte ao estudo. 

"Há anos que se fala em revolucionar os processos de aprendizagem porque atualmente são processos muito passivos para o aluno e muito pouco motivadores, processos sobretudo de memorização e de repetição", referiu Eduardo Nunes, criador e líder da Kendir Studios. 

Imbuído por uma vontade de responder as desafios que a pandemia impôs ao ensino tradicional, o projeto materializou-se já em mais de uma dezena e jogos, seis dedicados à matemática e outros seis às ciências naturais. Todos eles já estão a ser comercializados, sendo que serão ainda disponibilizados um jogo de música e outro de artes, de forma gratuita.

Uma das grandes vantagens dos jogos da Kendir Studios prende-se com facto de, segundo Eduardo Nunes, terem "feedback instantâneo" e permitirem aos professores, "perceber de imediato se o aluno está com dificuldades nos cálculos ou não", para poder intervir e explicar novamente. 

O projecto de investigação iniciado em 2021 prevê-se estar concluído em 2025. Para a criação da empresa contribuiu ainda o interesse da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), integrando como estagiários dois estudantes finalistas da Licenciatura de Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web, que desenvolveram um protótipo 3D de um jogo educativo.
Combined Shape

Navigation