Entrada > Notícias > Projeto “Ainda Estou a Aprender” ganha Prémio Ler+
Publicado em: 22 Novembro 2018

Projeto “Ainda Estou a Aprender” ganha Prémio Ler+

O projeto integra 17 investigadores e docentes do Politécnico do Porto e da Universidade do Minho

Ainda Estou a Aprender, um projeto de formação online de professores e de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura, recebeu o Prémio Ler + - Plano Nacional de Leitura (PNL2027). A cerimónia decorreu no dia 31 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, durante a Conferência do PNL 2027.

Coordenado pela professora Iolanda Ribeiro, da Universidade do Minho, o trabalho foi selecionado entre 60 candidaturas, por um júri presidido pela professora Isabel Alçada e constituído pelos professores António Nóvoa, Ana Margarida Ramos, Gina Lemos e pela jornalista e escritora Anabela Mota Ribeiro. O projeto incluiu docentes e investigadores do Politécnico do Porto, tais como Adriana Baptista e Celda Morgado.

Iolanda Ribeiro salienta a relevância da colaboração “entre estas duas importantes Instituições de Ensino Superior”, frisando como a participação conjunta de equipas de diferentes Instituições de Ensino Superior é sempre um fator que contribui de modo decisivo para a qualidade dos projetos.

A professora sublinha ainda a complementaridade e a articulação entre a psicologia e a linguística na construção de projetos de intervenção na leitura. "Este projeto é um dos que foi construído em conjunto, outros igualmente inovadores estão em curso, pelo que aguardamos a celebração do protocolo enviado este ano e que se crie formalmente uma rede de cooperação", conclui.

Instituído pelo Plano Nacional de Leitura 2027, o Prémio Ler+ tem por finalidade reconhecer o trabalho de excelência realizado em prol da melhoria das competências de leitura dos portugueses e do gosto pela leitura e pela escrita.