Entrada > Notícias > Programa do LabRP vence prémio do SNS
Publicado em: 20 Novembro 2023

Programa do LabRP vence prémio do SNS

Centro de investigação da ESS e da FPCEUP esteve em destaque na categoria Colaboração Comunitária, na primeira edição dos SNS Awards, que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto

Decorreu no passado dia 16 de outubro, no Palácio da Bolsa, no Porto, a entrega da primeira edição dos SNS Awards, prémios que pretendem distinguir os profissionais e equipas do Serviço Nacional de Saúde que contribuíram para o desenvolvimento do mesmo, ao longo dos últimos 12 meses.

O programa Porta Aberta à Saúde Mental (PASM), no qual colaboram os docentes da ATC de Terapia Ocupacional Sara de Sousa e João Viana, levou a melhor na categoria Colaboração Comunitária.

Este programa, criado no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário São João, foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Reabilitação Psicossocial (LabRP) da Escola Superior de Saúde (ESS), conta com cerca de 2.000 alunos envolvidos numa intervenção original e inovadora ao nível da promoção da diminuição do estigma da doença mental.

Numa articulação com as autarquias da Maia e de Valongo, o PASM encontra-se implementado em 11 escolas EB2/3 e Secundárias, assim como 18 escolas EB1.

Com seis candidaturas finalistas em cada uma das 17 categorias dos SNS Awards, a decisão do vencedor esteve a cargo da votação de mais de 11 mil profissionais de saúde de todo o país.

Entre os nomeados, constava ainda Rita Veloso, docente na recém-criada Licenciatura em Saúde Digital da ESS, em parceria com a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), investigadora do LabRP e Executive Board Member do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, na categoria Liderança.

Vencedores SNS Awards 2o23