Entrada > Notícias > Pró-Presidente do P.PORTO recebe SEFI Fellowship Award
Publicado em: 05 Novembro 2019

Pró-Presidente do P.PORTO recebe SEFI Fellowship Award

José Carlos Quadrado recebeu o prémio por altura da 47.ª conferência anual da Sociedade Europeia para a Educação em Engenharia (SEFI)

José Carlos Quadrado, Pró-Presidente para a Internacionalização do Politécnico do Porto, foi agraciado com o Prémio SEFI Fellowship, no decorrer da 47.ª conferência anual da Sociedade Europeia para a Educação em Engenharia (SEFI), que decorreu este ano em Budapeste, Hungria.

Esta importante distinção internacional representa um dos mais elevados reconhecimentos do trabalho desenvolvido em prol do ensino da engenharia. As indicações para esta distinção são feitas sob proposta de, pelo menos, três membros da associação desde que não sejam da mesma nacionalidade do agraciado.

Criada na Bélgica, em 1973, a organização não-governamental SEFI (Société Européene pour la Formation des Ingénieurs) é a maior rede de educadores e instituições de ensino de engenharia na Europa. Estipula como valores e principal missão a contribuição para o desenvolvimento e a melhoria do ensino de engenharia na Europa assim como o apoio aos profissionais de engenharia na sociedade, a prestação de serviços aos seus membros, encorajando a difusão de informação sobre o ensino de engenharia e melhorando a comunicação e intercâmbio entre professores, investigadores e estudantes.

A SEFI procura também desenvolver a colaboração inter-instituições de ensino de engenharia, promover a articulação entre a indústria e os participantes no processo de ensino de engenharia, incentivar a ligação entre os seus membros e as organizações internacionais neste domínio e promover a dimensão Europeia no ensino superior de engenharia.

A associação funciona como um fórum europeu para os seus membros, composto por instituições de ensino superior de engenharia, membros da academia e professores, estudantes, associações congéneres e empresas em 47 países. Uma grande parte das atividades da SEFI é dedicada à colaboração com outras associações europeias e estruturas governamentais europeias, tais como a Comissão Europeia, a UNESCO, o Conselho da Europa e a OCDE.

A SEFI atribui anualmente dois prémios: a medalha Leonardo DA VINCI, concedida a indivíduos cujo contributo científico e/ou pedagógico seja de elevada relevância internacional; e o SEFI Fellowship o reconhecimento da excelência no serviço e dedicação ao ensino da engenharia na Europa.

Para além do atual exercício de funções no Politécnico do Porto, José Carlos Quadrado foi já detentor da medalha Peter I, atribuída em 2017, pela Association for Russian Engineering Education (AEER) e do prestigiado Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions (LACCEI) Academic Merit Award, atribuído em 2014. Assumiu recentemente a vice-presidência da Rede Europeia de Agências de Acreditação do Ensino de Engenharia (ENAEE) e tem apoiado ativamente o desenvolvimento de novas agências de acreditação na Ásia Central, África, Médio Oriente e América Latina.