Entrada > Notícias > Visita da AICEP abre caminho para uma nova parceria estratégica
Publicado em: 02 Abril 2024

Visita da AICEP abre caminho para uma nova parceria estratégica

Filipe Santos Costa, CEO e Chairman da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP Portugal Global), reuniu, na manhã de quarta-feira, com o Presidente do Politécnico do Porto, traçando novos rumos de cooperação naquela que tem sido a sua ação estratégica de proximidade, alinhamento e articulação com os diversos agentes setoriais de dinamização das Políticas Públicas

A manhã desta quarta-feira, dia 20 de março, a primeira da Primavera, ficou marcada pela presença, no Politécnico do Porto, de Filipe Santos Costa, Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP Portugal Global), tendo sido recebido por Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto. A visita começou com uma reunião estratégica, na qual marcaram também presença os membros da Equipa da Presidência e os Presidentes das oito Escolas que integram o P.PORTO.

Paulo Pereira, no momento de abertura deste estratégico encontro, faz uma apresentação global do Politécnico do Porto, dando a conhecer os principais indicadores de desenvolvimento que caraterizam a quinta maior Instituição de Ensino Superior em Portugal, com destaque para os eixos do Ensino, da Investigação e da Internacionalização.

Abrir caminhos para a definição de estratégias de aprofundamento das ligações com o tecido empresarial e possível articulação da estratégia nacional de atração de investimento direto estrangeiro, bem como incrementar a internacionalização da Instituição e da nossa economia são alguns dos objetivos prioritários que nortearam a reunião entre Filipe Santos Costa e Paulo Pereira.

O Presidente da AICEP fez uma breve apresentação da ação prioritária em desenvolvimento pela agência e, com a colaboração de Magda Pereira, Diretora Adjunta na Direção da Academia AICEP, enalteceu as profundas e distintas competências dos diplomados do Politécnico do Porto, com os quais têm tido oportunidade de contactar nos vários contextos da missão da AICEP, nomeadamente a excelente formação técnico-científica e os altos níveis nas competências linguística e transversal que sempre demonstram.

Neste contexto, o Presidente do Politécnico do Porto, alinhado com os objetivos na sua estratégia de desenvolvimento da Instituição para o quadriénio 2022-2026, lançou um conjunto de desafios por cada um dos pilares de cooperação que poderão constituir vias de estreitamento de relações entre o P.PORTO, a AICEP e o mundo empresarial internacional — desde o âmbito da Representação Institucional, a Formação, a Investigação, a ligação internacional às empresas, até à partilha de serviços.

Do conjunto dos vários desafios, podem salientar-se a possibilidade de constituição de Redes Estratégicas Comuns e a participação da AICEP no Conselho Estratégico Empresarial do P.PORTO. No que se refere ao Ensino, Investigação e Internacionalização, alguns dos incentivos e reptos à cooperação lançados por Paulo Pereira passaram por: dinamização de formações estratégicas conjuntas e de oportunidades de estágios internacionais para os estudantes do P.PORTO, bem como a identificação e mobilização de empresas internacionais para a realização de investigação aplicada na nossa Instituição e desenvolvimento de doutoramentos em contexto empresarial, os quais o P.PORTO, muito em breve, outorgará.

Sendo a ligação à Comunidade e a responsabilidade social pilares de missão determinantes para o Politécnico do Porto, o incremento da ligação às empresas internacionais foi também um dos objetivos da visita de Filipe Santos Costa. Foi neste contexto que o Presidente do P.PORTO apresentou a nova infraestrutura de apoio à promoção do ecossistema de investigação, inovação e empreendedorismo, o Porto Innovation Center (PORTIC), tendo em vista a dinamização de vias de cooperação com entidades internacionais relevantes para o catapultar das principais linhas de investigação e inovação definidas pelo Politécnico do Porto.

Após a reunião ocorrida na Presidência, a visita prosseguiu para o PORTIC, também situado na zona da Asprela. Filipe Santos Costa teve, assim, contacto direto com as várias unidades de inovação e investigação sediadas nesta importante valência. Recorde-se que o PORTIC, enquanto estrutura comum e unidade de serviços transversais ao Politécnico do Porto — constituído por oito escolas superiores e 22 centros de I&D, que desenvolvem a sua ação em diferentes clusters do conhecimento — consubstancia-se num verdadeiro ecossistema de inovação, facilitador da produção de investigação transdisciplinar competitiva, na criação e transferência de novas tecnologias, produtos e serviços de elevado valor e impacto social, na concretização de modelos de ensino inovadores em forte articulação com empresas e universidades nacionais ou internacionais.

A AICEP Portugal Global é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa. Tendo por missão o aumento da competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas portuguesas, a AICEP é uma agência de referência que conta com profissionais especializados, lojas de exportação em Portugal e uma rede externa presente em mais de 50 países. Promover a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar a sua atividade exportadora; captar e acompanhar projetos de investimento, de origem nacional ou estrangeira; e promover a imagem de Portugal e das marcas portuguesas com iniciativas criadoras de valor para o país são as suas linhas orientadoras.