Entrada > Notícias > Politema lança "As Vitórias do Francisco"
Publicado em: 19 Dezembro 2022

Politema lança "As Vitórias do Francisco"

Alexandre Lopes, docente da ESS e investigador do CIR, escreveu este livro como um alerta para os grandes desafios que enfrentam as pessoas com lesões medulares
Docente da Escola Superior de Saúde (ESS) do P.PORTO, investigador do Centro de Investigação em Reabilitação (CIR), fisioterapeuta no Centro Hospitalar Universitário do Porto e editor da Revista SPINE+SCIENCE, Alexandre Lopes lançou, pela mão da Editora Politema, um livro infantil, dedicado a explicar as consequências das lesões vertebro-medulares, sobretudo na vida de uma criança.

O Francisco, conta-nos Alexandre Lopes, teve um acidente a andar de bicicleta, ficou constrangido a uma cadeira de rodas e a partir daí surgiram muitas dificuldades, muitos desafios e algumas vitórias. Percebemos, de forma muito clara, que para além de ficar afetado na sua mobilidade e autonomia, o Francisco deparou-se com uma série de obstáculos, no acesso a edifícios por exemplo, mas também na forma como as pessoas o poderiam percecionar, com descriminação e preconceito.

O autor, profissional de saúde na área com uma experiência de 25 anos, vive estas situações na primeira pessoa, razões mais do que suficiente para escrever um livro que alerte para as limitações e dificuldades de quem vive a lesão medular, as barreiras no regresso a uma vida quotidiana, e também prevenir e consciencializar para uma maior segurança rodoviária.

O livro foi apresentado no dia 6 de dezembro, durante o lançamento da quarta edição do projeto (D) de Eficiência, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, e pode ser adquirido, pela quantia de cinco euros, mediante contacto para .