Entrada > Notícias > Politécnico do Porto capacita Institutos Federais do Brasil na área do Ensino à Distância
Publicado em: 17 Fevereiro 2017

O acordo foi assinado no dia 16 de fevereiro na sede do Conselho de Reitores dos Institutos Federais do Brasil.

O Politécnico do Porto assinou na sede do Conselho de Reitores dos Institutos Federais do Brasil um acordo que visa promover a área do Ensino à Distância através de cursos de curta duração. A iniciativa começa em maio, no Instituto Federal de Sergipe (IFS) com um primeiro curso de curta duração para 30 funcionários e docentes, organizado pela unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do P.PORTO (e-IPP).

Paula Peres, Pró-Presidente do P.PORTO e coordenadora do e-IPP, refere a importância estratégica deste acordo ao ampliar a colaboração do P.PORTO com os Institutos Federais do Brasil, também na área de Ensino à Distância.

Pretende-se com esta oferta formativa proporcionar conhecimentos que facilitem a integração no ambiente de aprendizagem em e-Learning, fornecendo competências que permitam escolher de forma sustentada soluções que melhor se adequem ao contexto especifico da formação pretendida. Outro curso disponível é o de Conceção de cursos em e-Learning - Estratégias e Inovação Pedagógica, também já realizado no P.PORTO e que tem despertado muito interesse junto dos Institutos Federais do Brasil.

O acordo envolve também a área de Investigação. O Instituto Federal de Sergipe irá abrir um edital para selecionar docentes e estudantes que irão realizar um estágio em grupos de I&D do Politécnico do Porto. Os estudantes virão por três meses acompanhados por docentes durante um mês. Os projetos terão a supervisão coordenada de docentes/investigadores das duas instituições, e terão continuidade quando os estudantes voltarem para o IFS.

Daniele Almeida, Assessora de Relações Internacionais do IFS refere que estas ações são cruciais para o processo de Internacionalização, pois agilizam fortemente o contacto entre setores de Ensino à Distância e de Pesquisa do IFS com os setores correspondentes do P.PORTO. A sublinhar a longa relação do P.PORTO com os Institutos Federais, exemplo único em Portugal.

O acordo foi assinado pelo Reitor do IFS, Prof. Ailton Ribeiro de Oliveira, e pelo Vice-Presidente do P.PORTO, Prof. Carlos Ramos.