Entrada > Notícias > Mais de 3.800 estudantes escolheram o P.PORTO como 1.ª opção
Publicado em: 21 Outubro 2022

Mais de 3.800 estudantes escolheram o P.PORTO como 1.ª opção

Foram preenchidas 97% das vagas iniciais do CNAES 2022

Foram quase 50 mil os estudantes colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Há mais de três décadas que não havia um número tão elevado de estudantes colocados, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O P.PORTO reforça, uma vez mais, a sua posição de liderança nas escolhas dos novos estudantes do ensino superior, sendo a quarta instituição, a nível nacional,  com mais vagas e com mais estudantes colocados.

O P.PORTO disponibilizou neste CNA 3.009 vagas, tendo preenchido, nesta 1.ª fase, 97% dessas vagas, reforçando, uma vez mais, a sua posição de liderança nas escolhas dos novos estudantes do ensino superior. O elevado nível de procura dos nossos cursos é comprovado com o facto de o número de candidatos que escolheu o P.PORTO em primeira opção suplantar o número de vagas disponibilizadas — mais de 3.800 estudantes escolheram o P.PORTO como primeira opção.

A nível nacional houve um aumento de quatro pontos percentuais da taxa de colocação, face ao último ano, com o ministério tutelado por Elvira Fortunato a afirmar que a evolução mostra "um crescente ajustamento entre a procura dos estudantes e a oferta das instituições".

Desde 1999 que não restavam tão poucos lugares no ensino superior para os estudantes que não conseguiram entrar na 1.ª fase. Ainda assim, quem precisar de uma segunda oportunidade, pode contar com 5.284 vagas para a 2.ª fase do concurso de acesso.

A apresentação de candidaturas para a 2.ª fase acontece de 12 a 23 de setembro e os resultados das colocações da 2.ª fase do concurso nacional serão divulgados no dia 30 de setembro.