Entrada > Notícias > P.PORTO passa a integrar a Rede CARPE como membro pleno
Publicado em: 29 Abril 2022

P.PORTO passa a integrar a Rede CARPE como membro pleno

Na reunião do Steering Committee da CARPE - Consortium on Applied Research and Professional Education, realizada no dia 29 de abril, o Politécnico do Porto foi admitido como membro pleno da rede.

A CARPE é uma rede que foi estabelecida em 2011 e envolve mais cinco membros plenos, as Universidades de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha), Utrech (Holanda) e Turku (Finlândia), a Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e a Universidade de Debracen (Hungria). Envolve ainda a University of West Scotland como parceira associada, a qual deverá apresentar em breve a candidatura a membro pleno.

A inclusão do P.PORTO nesta rede como membro pleno insere-se na estratégia definida pela Presidência e que visa a inclusão em redes internacionais ativas. A CARPE envolve um Steering Committee ao qual pertence o Pró-Presidente para a Cooperação e Relações Internacionais do P.PORTO, Carlos Ramos, um Grupo de Coordenação, ao qual pertence o Presidente do ISCAP, Manuel Moreira da Silva, e envolve ainda oito Special Interest Groups (Saúde, Desafios Societais, Ciência de Dados & Inteligência Artificial, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Empreendedorismo e Negócios, Alimentos, Criatividade & Cultura, Hub de Professores). O Special Interest Group de Criatividade e Cultura é liderado por Ricardo Queirós, professor da ESMAD.

O objetivo principal da rede é mobilizar candidaturas a projetos europeus de investigação e mobilidade internacional, a apresentar a programas como o Horizon Europe ou Erasmus+ e envolvendo pelo menos dois parceiros da rede.

A próxima reunião do Steering Committee da CARPE realiza-se no Porto no próximo outono.