Entrada > Notícias > P.PORTO prevê mais do que duplicar a capacidade de alojamento
Publicado em: 25 Março 2022

P.PORTO prevê mais do que duplicar a capacidade de alojamento

P.PORTO vê todas as candidaturas selecionadas na primeira fase de manifestação de interesse do Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis no âmbito do PRR

No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência Investimento na medida relativa ao Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis Aviso n.º 01/C02-106/2022 – Manifestação de Interesse: Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, o Politécnico do Porto apresentou quatro candidaturas, todas selecionadas na primeira fase de candidaturas.

As quatro candidaturas pretendem responder às necessidades de alojamento do P.PORTO em todos os seus campi, procurando uma distribuição geográfica que respondas às necessidades de alojamento no presente e previstas para o futuro, considerando critérios de inovação e eficiência de gestão, que se pretende direta por parte dos Serviços de Ação Social (SAS) e participada pelos estudantes residentes, tal como já acontece com as demais residências do P.PORTO.

As candidaturas apresentadas dizem respeito à construção de residências de estudantes no Porto (na Rua Coelho Neto e Rua do Breyner), em Vila do Conde (no Campus 2) e em Felgueiras (no campus 3 junto à ESTG), num investimento superior a 14 milhões de euros para um total de 460 camas.

Os projetos apresentados dizem respeito à recuperação de dois edifícios devolutos no Porto - residência de estudantes Coelho Neto e  recuperação do antigo Instituto Industrial do Porto, na Rua do Breiner - à construção de uma residência de estudantes/hotel de aplicação no Campus 2, que dará suporte à prática pedagógica da ESHT, dotando esta unidade orgânica de condições únicas no país para a formação superior na área e ainda a construção de uma residência nova no Campus 3, em Felgueiras, onde de momento não existem residências de estudantes.

Destacamos ainda a aprovação de um projeto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, realizado em parceria com o P.PORTO, que se prevê que dê resposta às necessidades de alojamento dos estudantes do P.PORTO e cuja gestão do equipamento seja da responsabilidade dos SAS.

As residências do P.PORTO, geridas pelos SAS, têm conhecido sucessivas intervenções de requalificação, aperfeiçoando os equipamentos disponíveis, aumentando os níveis de conforto e funcionalidade, de modo a facilitar o quotidiano dos estudantes e contribuir para o seu desenvolvimento e integração na comunidade académica. O mais recente exemplo destas intervenções de requalificação foi finalizado no início de março de 2022, com uma intervenção de requalificação e correção de patologias na residência Gustavo Gonçalves e Sousa, no Porto.

Os SAS do P.PORTO dispõem, atualmente, de seis residências de estudantes, sendo que quatro delas se situam no concelho do Porto e duas em Vila do Conde. A capacidade de acomodação destas estruturas é, atualmente, de 303 estudantes. No presente ano letivo, apresentaram candidatura a alojamento 644 estudantes. Foi atribuído alojamento a 274 estudantes (em virtude da necessidade de reservar alojamentos para isolamento por infeção de COVID-19), sendo que 214 estudantes são bolseiros e 60 não bolseiros.