Entrada > Notícias > P.PORTO integra consórcio pela utilização sustentável da água
Publicado em: 21 Outubro 2022

P.PORTO integra consórcio pela utilização sustentável da água

Várias entidades empresariais e académicas associaram-se para o desenvolvimento de soluções inovadoras a pensar neste recurso escasso

O grupo Águas de Portugal (AdP) lidera um Laboratório Colaborativo (CoLAB) focado nos principais problemas do ciclo natural da água e nas suas múltiplas vertentes, designadamente em temas relacionados com o uso eficiente da água, as soluções para reutilização da água, as alterações climáticas, a sustentabilidade, a economia circular, a resiliência das infraestruturas, a digitalização da água e o nexus água/energia.

Denominado Water-driven Collaborative laboratory for Resilient communities, abreviadamente Water Co-Re CoLAB, tem como principal objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras com interesse para todas as entidades envolvidas no ciclo natural da água.

Este consórcio, fundado formalmente no dia 13 de outubro e liderado pelas AdP, é uma parceria entre entidades empresariais e académicas, na qual o Politécnico do Porto (P.PORTO) se integra como um dos 15 associados fundadores.

A candidatura à constituição deste CoLAB tinha sido submetida em dezembro de 2021, com a respetiva apresentação pública em janeiro de 2022, perante o júri internacional criado para o efeito pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O Water Co-Re CoLAB é uma das seis candidaturas aprovadas em junho passado pela FCT, de um conjunto de 19 submissões.

São fundadores, além das AdP e do P.PORTO: Associação Fraunhofer Portugal Research; AST - Soluções e Serviços de Ambiente, Unipessoal Lda.; ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal; DouroECI - Engenharia, Consultoria e Inovação, Unipessoal, Lda.; EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A.; GALP Energia, SGPS, S.A.; Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa; Super Bock Bebidas, S.A.; VENTILÁQUA, S.A.; Veolia Portugal, S.A.; Universidade do Minho; Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia; REQUIMTE - Rede de Química e Tecnologia.

A associação tem agora um conjunto de desafios importantes, como a realização da primeira Assembleia Geral e designação dos órgãos associativos, ou a atualização do plano de negócio.