Entrada > Notícias > P.PORTO homenageia personalidades de relevo da instituição
Publicado em: 16 Setembro 2016

P.PORTO homenageia personalidades de relevo da instituição

Decorreu, no dia 12 de setembro, uma cerimónia de homenagem a três personalidades ligadas à fundação de três Escolas do Politécnico do Porto.

A sessão de homenagem foi concretizada através da atribuição do nome de cada uma destas personalidades a três residências de estudantes dos Serviços de Acção Social do P.PORTO.

A cerimónia, que decorre no âmbito do Plano de Investimento e Valorização de Infraestruturas dos Serviços de Acção Social, teve início às 10 da manhã na agora rebatizada residência José Parada Leitão, anteriormente conhecida por Almeida Valente. José Parada Leitão (1809-1880) foi o primeiro diretor do Instituto Industrial do Porto (a escola fundadora do Instituto Superior de Engenharia do Porto).

Já Gustavo Gonçalves e Sousa, (1818-1899), primeiro diretor do Instituto Industrial e Comercial do Porto, escola fundadora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, dá o nome à Residência de Rio Bom, situada no centro da cidade Porto.

Por fim, a residência da Bainharia, situada no centro histórico da cidade, recebe o nome de Bento Carqueja (1860-1935), professor e diretor da Escola Normal (a escola precursora da Escola Superior de Educação).

A homenagem decorreu na presença de Rosário Gambôa, Presidente do Politécnico do Porto; do Vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro; do Administrador dos Serviços de Acção Social do P.PORTO, Paulo Ferraz; do Presidente da FAP, Daniel Freitas; e dos Presidentes das Escolas P.PORTO.