Entrada > Notícias > P.PORTO em projeto de cadeira de rodas inteligente
Publicado em: 07 Junho 2018

P.PORTO em projeto de cadeira de rodas inteligente

IntellWheels é um projeto inclusivo que pretende dar maior autonomia a um conjunto de cidadãos com deficiências ou com limitações motoras

Uma Cadeira de Rodas Inteligente (CRI) que evita obstáculos e permite a comunicação com outros dispositivos inteligentes foi apresentada domingo, 15 de abril, no Simpósio em Bioengenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O projeto IntellWheels - Cadeira de Rodas Inteligente com Interface Multimodal Flexível  é um projeto inovador na área da inteligência artificial e da robótica que permitirá dar uma maior autonomia e qualidade de vida aos cidadãos de mobilidade reduzida, através do desenvolvimento de uma plataforma que permite transformar qualquer cadeira de rodas numa cadeira de rodas inteligente, capaz de ser comandada por voz e por outros sensores, que se desvia sozinha dos obstáculos, planeia tarefas, comunica com outros dispositivos e permite ao paciente selecionar o seu modo preferido de comando da cadeira de rodas.

As CRI anteriormente desenvolvidas em laboratórios de investigação têm arquiteturas de hardware e de software excessivamente específicas para os modelos de cadeira utilizados e são tipicamente difíceis de configurar sofrendo ainda de falta de flexibilidade de configuração. Nestas circunstâncias é muito difícil que o utilizador final comece rapidamente a utilizar, de modo satisfatório as CRI atualmente existentes.

No projeto colaboram mais de 20 profissionais do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto (LIACC |UP), da FEUP, das universidades de Aveiro e do Minho, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC), da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|P.PORTO) e da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC).

Os protótipos construídos foram testados na Escola Superior de Saúde e na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.