Entrada > Notícias > P.PORTO aumenta vagas no CNA 2024
Publicado em: 23 Abril 2024

P.PORTO aumenta vagas no CNA 2024

O Politécnico do Porto aumenta as vagas fixadas no âmbito do Concurso Nacional de Acesso (CNA) pelo quinto ano consecutivo. Disponibilizamos 3.198 vagas no CNA (regime geral de acesso), mantendo a posição de liderança no subsistema politécnico e a quarta posição em termos de vagas totais a nível de todo o ensino universitário e politécnico

Em consequência da revisão encetada pelo antigo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), pela primeira vez, em 2024, foram divulgadas em simultâneo as vagas para todos os regimes de acesso ao ensino superior, seja para o regime geral, seja para os regimes e concursos especiais de acesso. No que se refere ao Concurso Nacional de Acesso (CNA), em regime geral de acesso, no ensino superior público, são fixadas, no total, 55.166 vagas (mais 0,3% do que em 2023), sendo que a estas acrescem mais 2.712 vagas para os regimes especiais e 18.084 para os concursos especiais (DGES, 2024).

Considerando todas as instituições de ensino superior universitário e politécnico, a nível nacional, o Politécnico do Porto, com 4.553 vagas fixadas para todas as vias de ingresso, mantém-se na quarta posição em termos de vagas totais, cada vez mais perto de atingir a terceira posição. Mantém, ainda, a sua posição de liderança no subsistema politécnico, posição essa que ocupa com larga margem há décadas.

O Politécnico do Porto, para o ano letivo 2024-2025, fixou 3.198 vagas no CNA (regime geral de acesso), tendo aumentado as vagas relativamente ao ano transato em 0,47% (eram 3.183 em 2023). Mereceram aumento face às vagas inicialmente fixadas no ano anterior, os ciclos de estudos:

• Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação (mais nove vagas);
  • Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, pelo índice de excelência dos seus candidatos, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (mais quatro vagas);
  • Licenciatura em Saúde Digital, enquadrado no Impulso jovens STEAM, da Escola Superior de Saúde (mais duas vagas).

No que se refere ao ingresso ao ensino superior por outras vias de acesso alternativas ao CNA, o Politécnico do Porto fixa um total de 1.355 vagas. Destas, o maior número recai, além dos regimes especiais (203 vagas), nos concursos para titulares de provas de maiores de 23 anos (366 vagas), para estudantes internacionais (226 vagas) e para titulares de cursos de dupla certificação (102 vagas).

Desta forma, a Instituição procura, enquadrada pelo Plano Estratégico 2022-2026, valorizar e incentivar o acesso e ingresso por diversas vias, permitindo o contínuo alargamento a novos e diversificados públicos e cumprindo a sua Missão de compromisso com a Sociedade.