Entrada > Notícias > P.PORTO assume compromisso com a sustentabilidade
Publicado em: 08 Novembro 2019

P.PORTO assume compromisso com a sustentabilidade

Assinaram a Carta de Intenções 28 Instituições de Ensino Superior, o que constitui um compromisso com princípios e práticas de sustentabilidade no ensino superior

As Instituições de Ensino Superior (IES), por reunirem uma combinação única de competências que lhes permite desempenhar um papel fulcral nas áreas da educação, da investigação científica, da responsabilidade social e da defesa do bem comum, devem ser elementos particularmente ativos no movimento global de procura de caminhos que permitam à humanidade aprender a satisfazer as suas necessidades presentes sem pôr em causa a possibilidade de as futuras gerações o virem, igualmente, a fazer

No âmbito da 1.ª Conferência Campus Sustentável, realizada no dia 31 de outubro, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi assinada a Carta de Compromisso de adesão à Rede de Campus Sustentável por representantes de 28 Instituições de Ensino Superior Público — 12 em 14 universidades, 12 em 15 institutos politécnicos e quatro em cinco escolas superiores não integradas.

No contexto da conferência, subordinada ao tema Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança, foram convidados Iain Patton, CEO da EAUC Environmental Association for Universities and Colleges – The Alliance for Sustainability e  Kristina Von Oelreich Gestora no Gabinete de Sustentabilidade do Royal Institute for Technology. O Politécnico do Porto fez-se representar pelo seu Presidente, João Rocha.

As IES signatárias da Carta de Intenções estão firmemente empenhadas em desempenhar um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caracterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana, integrando de forma transversal em todas as suas atividades a Agenda 2030 para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.