Entrada > Notícias > Assinatura de convénio com a Universidade de Vigo
Publicado em: 16 Agosto 2019

Assinatura de convénio com a Universidade de Vigo

O protocolo contempla a colaboração institucional nas áreas da docência, investigação, qualidade e boas práticas

O Politécnico do Porto celebrou, no dia 13 de maio, um protocolo de colaboração com a Universidade de Vigo, fortalecendo a ligação entre as duas instituições, nas áreas da docência, investigação, qualidade e boas práticas.

João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, e José Carlos Quadrado, Pro-Presidente, reuniram no Campus Vigo Tecnolóxico (um centro de referência na área da tecnologia e investigação) com Manuel Reigosa, reitor da Universidade de Vigo.

As duas instituições sublinharam a grande oportunidade que este convénio representa, "pelo nosso perfil e proximidade geográfica", declarou o reitor, Manuel Reigosa, e também, sublinhou o Presidente do Politécnico do Porto, "pela possibilidade de desenvolvimento de projetos comuns entre a Galiza e o Norte de Portugal".

Determinado 0 enquadramento, um dos objetivos do acordo de colaboração visa a realização de intercâmbios entre funcionários não docentes, nomeadamente aqueles ligados à tutela da internacionalização, mobilidade e projetos internacionais. As entidades assumem-se também como parceiros prioritários na realização de candidaturas conjuntas a concursos europeus no domínio de programas como o Erasmus+, nomeadamente os enquadrados pelo projeto KA3 Social Eramus+, que desenvolve atividades de Responsabilidade Social. Encorajar a colaboração existente no campo da igualdade de género (e equidade em geral), assim como a partilha de boas práticas no acesso e ingresso de estudantes estrangeiros, são outras das propostas incluídas no acordo celebrado.

"Este é o momento ideal para formalizar uma aproximação institucional”, defendeu José Carlos Quadrado, "um contributo essencial para áreas como a formação e a investigação, ao mesmo tempo que estimula o fluxo inter-institucional de pessoas."

Relativamente recente, a Universidade de Vigo é conhecida como um pólo de inovação, dinamismo e formação de elevada qualidade, fruto da uma classe docente fortemente especializada. Criada em 1989, a partir da separação da Universidade de Santiago de Compostela (USC) — até aí a única universidade galega —, a Universidade de Vigo é hoje constituída por três campi, distribuídos pelos concelhos de Ourense, Pontevedra e Vigo.