Entrada > Notícias > P.PORTO apresenta o PORTIC - Porto Research, Technology & Innovation Center
Publicado em: 17 Dezembro 2019

P.PORTO apresenta o PORTIC - Porto Research, Technology & Innovation Center

A cerimónia contou com a presença de João Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O Politécnico do Porto assinou ontem, dia 5 de dezembro, a escritura de aquisição do edifício da Asprela à Universidade Católica Portuguesa do Porto. A cerimónia, que oficializou a última fase desta transação, realizou-se às 11h, na Sala de Atos, e contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. As instituições signatárias são representadas por João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, e Isabel Braga da Cruz, Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

O edifício vai alocar uma superestrutura dedicada à investigação, transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo,  o PORTIC - Porto Research, Technology & Innovation Center, juntando grande parte dos centros e grupos de investigação do Politécnico do Porto assim como a Porto Global Hub (constituída pela Porto Design Factory, a Porto Business Innovation e a Startup Porto).

O novo ecossistema do Politécnico do Porto fortalece a ideia de um ambiente estimulante a sinergias, ao cruzamento fértil entre áreas de saber, agregando competências e equipas, fomentando a cooperação e formação de projetos conjuntos, num espaço de conhecimento, ciência, transferência e reprodução em sintonia com as melhoras práticas internacionais.

Este modelo permite o trabalho colaborativo entre as unidades I&D, facilitar o envolvimento do P.PORTO em consórcios e projetos de investigação ao mesmo tempo que promove a aceleração de ideias e uma mentalidade empreendedora.

O Presidente do Politécnico do Porto congratula-se com o finalizar de um longo processo, "que vai permitir ao P.PORTO criar uma nova estrutura de apoio e suporte à investigação e inovação, concentrado meios, rentabilizando os recursos disponíveis e sobretudo ganhando escala. Esta dimensão é muito importante, associado ao facto de termos vários grupos no mesmo espaço, que serão um mais valia para a captação de recursos e financiamentos". "Teremos outra capacidade para enfrentar os desafios do futuro", conclui.

Isabel Braga da Cruz considerou esta cerimónia como um momento "mais que simbólico", frisando que "hoje fizemos história e fizemos futuro." Para a Presidente da Universidade Católica esta é uma estratégia crucial para o posicionamento do P.PORTO e da Católica, de fortalecimento da ciência do país, e - sublinha - "um momento de reforço das relações entre estas duas instituições".

João Sobrinho Teixeira vê na criação do PORTIC uma vantagem para o Porto, para o país e para as pessoas. "A nossa expectativa é que com este centro, se faça mais ciência, e que esta resulte num retorno concreto para a vida das pessoas, que seja um elemento de igualdade e equidade." Para o Secretário de Estado este foi, sem dúvida "um dia de celebração, e um dia para dar os parabéns à Ciência em Portugal".

O PORTIC é constituído por um edifício principal de sete pisos e logradouro, inclui estruturas como um edifício anexo de menores dimensões, um bar e uma piscina, perfazendo uma área total de 16.223 m2.